Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tutorial para deixar o seu Symbian com mais memória RAM livre .

Mais memória RAM livre no seu Symbian

Procedimento testado em um N73

Aparelho N73 cinza
SW Version:
V 4.0812.4.2.1
21-03-2008
RM-133

Aplicativo necessário:
Jbak TaskMan versão 1.0- BAIXE AQUI

PROCEDIMENTO:

1 - Primeiro faça backup de todo conteúdo do seu celular (fotos, vídeos, áudio mp3 e outros formatos, contatos, mensagens, etc ). Recomendo fazer "na mão" para os mais experientes, ou automaticamente pelo Nokia PC Suite aos iniciantes.

2 - Formate o cartão de memória indo em FERRAMENTAS>MEMÓRIA>OPÇÕES>FORMATAR CARTÃO DE MEMÓRIA. Lembre-se que fazendo esse procedimento você apagará todo o conteúdo do cartão, daí a necessidade imprescindível do backup.

3 - Agora você irá formatar toda a memória do telefone, o que é chamado de "hard reset". Basta digitar o comando *#7370#. Se pedir senha é 12345. Em seguida o celular irá iniciar e estará como "novo", ou seja, somente com os programas que vieram instalados no último firmware que você instalou, ou como veio instalado de fábrica, se você não o atualizou. Você perderá todos os programas e dados arquivados na memória do telefone.

4 - Agora instale o programa JbakTaskman9_099

5 - Vá em FERRAMENTAS>GERENCIADOR DE APLICATIVOS e desinstale manualmente todos aplicativos listados. Não se preocupe, não farão falta se você não usa o sistema de busca do celular. Se usar não desinstale. Desinstalei tudo e não deixou de funcionar nada aqui! Fiquei com 38 Mb de memória livre no telefone!

6 - Em seguida instale os demais aplicativos que você usa rotineiramente, mas atentando para que SEJAM TODOS INSTALADOS NO CARTÃO DE MEMÓRIA.

7 - Agora abra o JbakTaskman9_099 , vá em MENU>SETTINGS>PROGRAM SETTINGS e marque as opções:

Remember pos. phone menu,
Show memory top,
Show info panel,
Show Hidden Apps,
Closew/o confirmation,
Delete w/o confirmation,
Show all apps e
Last run at top


8 - Agora você poderá criar regras para cada programa listado no JbaKTaskman. No caso, localize o Media Player que inicia sempre por padrão e vá em MENU>PROGRAM RULES e marque a opção Kill after send to back. O mesmo poderá ser feito com quaisquer programas que insistirem em iniciar consumindo memória desnecessariamente. Feito isso o programa que carrega insistentemente será logo "morto" na inicialização!

DICA 1: Para fazer um teste rápido do que pode ou não ser fechado, selecione o programa e clique no botão "C" que o programa será fechado. Alguns programas se fechados provocam tremendas instabilidades, como o celular não reiniciar, sendo necessário tirar a bateria para reiniciar o aparelho. Portanto muito cuidado ao criar qualquer regra de fechar automaticamente um aplicativo. Só feche aquilo que "TENHA CERTEZA" ser dispensável!

DICA 2: depois de muito testar vi que são essenciais e não devem ser fechados manualmente ou por qualquer regra os seguintes aplicativos:

AnyKey
blinkingled
Autolock
akncapserver
locnotifierap
btnotifierappser
CTSedDIgAPP
SyncMLNotifier
cconndigapp


9 - Criadas as regras recomendo desmarcar a opção Show Hidden Apps sob risco de fechar acidentalmente algum protocolo essencial.

10 - Feito isso, na inicialização consigo até 23 MB de RAM livres. Lembre-se que alguns aplicativos carregam por padrão o app ou parte dele em off, como o Handy Black List, que mesmo não utilizado carrega o protocolo do ícone. Outros como o da Câmera, assim que utilizada, mesmo que fechada depois, fica na memória. Você pode fechá-la manualmente ou reiniciar o aparelho para obter máxima RAM possível

11 - Aqui, com esse procedimento, no MEU APARELHO, com o firmware descrito, com o meu conjunto de software, consigo iniciar o aparelho entre 21,1 até 23,0 de RAM livres, mas não garanto que vá liberar a mesma quantidade de memória no seu!

12 - Funciona, claro para todos Nseries, o teste foi somente no N73.

13 - Embora o procedimento seja absolutamente seguro, não responsabilizo por qualquer dano ao seu aparelho ou dados.

Dica - Membro Thor do Fórum PCs ( http://forumpcs.ig.com.br )

5 comentários:

Anônimo disse...

Não encontrei jeito de diminuir a quantidade de RAM utilizada na inicialização do meu INNOV8, inclusive utiliza 480kb a mais em função do Jbak inicializar junto.

Anônimo disse...

Já me desfiz do Innov8, voltei pro N82 e N95 8gb, não é Symbian que é bom e sim a Nokia.
Mas o que interessa, instalei o aplicativo Killme, que administra a inicialização bem melhor do que o Jbak Taskman, inclusive ele abre, mata os aplicativos selecionados e depois fecha novamente. O problema é que há mais de 50 arquivos que inicializam e não a maioria a que aplicativo ou função se refere. Você tem idéia onde há um tutorial ou orientação da inicialização dos S60?
Procurei em fóruns e nada.

Léo Symbian disse...

Mas o que você quer nessa inicialização claramente , personalizar ou remover arquivos que iniciam juntamente com o celular ?

Voltando ao assunto do INNOV8 , acho que você não se adaptou ao aparelho e não com a plataforma Symbian nele .

Anônimo disse...

Quanto ao INNOV8, o problema é o aparelho, muito instável o firmware, inicialização estufada de porcarias, não sobra RAM pro resto e o JBAK Taskman não consegue bloquear, o bichinho é tão ruim que já passei adiante, boa é a Nokia e não o Symbian OS. Quanto à inicialização, encontri o Killme, um aplicativo muito melhor do que o Jbak para controlar a inicialização, o que procuro é uma lista dos arquivos que podem ser bloqueados na inicialização, um tipo de banco de dados como encontramos para Windows, pois nele bloqueio tudo que não quero que inicialize e o meu Notebook fica voando. Esses banco de dados para Windows existem de montes, para Symbian não encontro nada.
Valeu!

Rodrigo Neves disse...

Meu nokia 5230 chegou a 48 mb de ram com a dica desse site forumpdabrasil.wordpress.com/2007/09/23/tutorial-aumentar-velocidade-nos-symbian-s40-s60/

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil