Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Nokia diz que quer continuar vendendo Symbian no Brasil.


Symbian somente no Brasil?


    "Nós estamos falando um bocado do futuro da Nokia depois da parceria com a Microsoft  anunciada há duas semanas. Parece que todo mundo sabe que os melhores celulares da empresa daqui a alguns meses virão com o Windows Phone e que o Symbian está morrendo. Mas “todo mundo” é muita gente. E a verdade é que a enorme maioria dos consumidores nem sabe do que estamos discutindo. E a Nokia fica feliz com isso.

    Hoje, em meio ao anúncio da transferência da sede latino-americano da empresa de Miami para São Paulo, o presidente da empresa no Brasil, Almir Narcizo, contou uma história para refletir o argumento pró-Symbian. (…)

    De certo modo os finlandeses estão certos: temos que botar os pés no chão e ver que o grande público não se importa com a guerra de sistemas operacionais. Se o aparelho tirar foto, mandar SMS e checar de vez em quando o e-mail/redes sociais, tá bom demais para o consumidor padrão do Brasil, que paga em média de 75 a 85 dólares por celular. E os Nokia que fazem isso a um preço decente se dão bem no País – fora do público ultrageek, a marca ainda tem enorme simpatia. Então o discurso por enquanto faz sentido.

    Mas ficar tanto tempo fora do mercado de alto nível, reforçar demais a aposta na base da pirâmide de consumidores, pode ser bonito e nobre no discurso, mas é arriscado. A lucratividade da empresa em cada aparelho vendido hoje é pequena e há uma pressão cada vez maior da concorrência chinesa nos aparelhos low-end e de outras marcas no mid-end, em especial a Samsung, que declarou há poucos dias que é a maior vendedora de celulares do Brasil (dado que a Nokia contesta).

    A postura da empresa pode ser reconfortante para quem comprou um Symbian recentemente e para os varejistas (“continuem vendendo nossos Symbians, ninguém sabe do que se trata!”). Mas ontem o valor das ações da Nokia negociados na Bolsa de Helsinque atingiram o menor valor em 12 anos. A paciência dos acionistas – e a ignorância do consumidor médio – tem limite. É bom para todo mundo que o “longo prazo” de Savander seja o mais curto possível.(via gizmodo.com.br)"

Postado pelo Léo Symbian às 21:05h do dia 27/02/2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nokia analisa entrada em tablets.


Nokia vs tablets


De acordo com a companhia, não se trata de uma escolha apenas tecnológica, mas de proposta de valor ao consumidor

Enquanto a Apple e a Samsung preparam o lançamento da segunda versão de seus tablets, a Nokia analisa sua entrada neste segmento. Em visita ao Brasil Niklas Savander, vice-presidente de mercados, disse que, certamente, este é um mercado muito atraente e que deve incrementar - e não tirar - mercado de notebooks ou smartphones.

No entanto, no bate-papo com jornalistas, na manhã desta quinta-feira (24/2), o executivo não confirmou que a fabricante vai lançar um. "Podemos fazer algo com a Microsoft, com MeeGo ou com qualquer outro. Não é uma escolha apenas tecnológica, mas de proposta de valor ao consumidor", ressaltou.

Apesar disto, três modelos da Nokia, o N770, N800 e o N810, já apontavam para este caminho em 2007, quando a fabricante apostou no mercado de internet tablet. O N800, por exemplo, operava com plataforma Linux, tinha visor sensível ao toque e browser de internet. 

Via It Web

Postado pelo Léo Symbian às 00:03h do dia 25/02/2011

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nokia LATAM made in Brazil.

Nokia LATAM made in Brazil


Hoje, a Nokia anunciou que seu escritório daqui de São Paulo, na Marginal Pinheiros, passa a coordenar os negócios para América Latina em São Paulo. A sede anterior, em Miami, continua na ativa, mas só gerenciando os negócios da Venezuela, Caribe e América Central (Caricam). A razão? Estamos em alta. O bom momento político e econômico vivido pelo Brasil pesou bastante, além do fato de São Paulo ficar mais centralizada com a região, portanto mais próxima dos consumidores. Niklas Savander, vice-presidente de mercados da Nokia, falou com alguns jornalistas e blogueiros sobre o anúncio. Claro, também rolou muita conversa sobre a parceria com a Microsoft.

No início da semana que vem, colocaremos uns vídeos bacanas com depoimentos sobre o anúncio. Além do Niklas, Olivier Puech, presidente da Nokia pra América Latina, e Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia Brasil, deram seus comentários. Aguardem!

Fonte Nokia Blog

Postado pelo Léo Symbian às 23:56h do dia 24/02/2011

Cinco razões para se animar com a parceria Nokia e Microsoft.

Cinco razões para se animar com a parceria Nokia e Microsoft


A aliança estratégica anunciada pela Nokia e Microsoft pode criar alguns aparelhos especiais. Que os celulares Nokia são famosos pelo hardware – a melhor durabilidade, as câmeras mais poderosas do mercado, além do design – todo mundo sabe. Mas, e o sistema operacional que virá com eles? Resolvemos listar cinco coisas que você irá encontrar em um Nokia Windows Phone.

Grande usabilidade
Ok, nós gostamos de nossos widgets no Symbian, mas os temas da Microsoft são ainda mais simples de usar: eles colocam as informações que mais precisamos onde realmente vamos procurar. Simples assim.
Além disso, o Windows Phone 7 é bem mais fácil de ser usado quando comparado com outros sistemas operacionais do mercado. Apesar de cada opção ter seus fãs, esse novo ecossistema definitivamente leva a usabilidade dos aparelhos para outro nível. Confesse, você também não está curioso para ver como será?

Jogos de primeira
Se você gosta de usar seu aparelho para jogos ou permite que seus filhos brinquem um pouquinho com seu celular, então seu mundo ficará um pouco mais divertido. Lembra do clássico ‘Snake’, quando só os celulares da Nokia traziam jogos? Pois é, agora estamos muito mais empolgados com o primeiro Nokia Windows Phone a trazer o Xbox embarcado…

Trabalho
Jogar é legal, mas todo mundo precisa trabalhar, né? Lidar com os documentos apropriados de trabalho em um celular tem sido sempre razão de muita dor de cabeça para os usuários. Essa questão se minimiza quando você tem uma versão móvel do Microsoft Office instalada em seu aparelho. E, quando se trata de Office, ele é quase uma unanimidade. Não há ninguém que não gostaria dessa experiência quando se trata de ler, escrever e comunicar.

Media Center
Ou melhor, “Música + Vídeos hub”. O Windows Phone fez um grande trabalho ao trazer seu media player de uma forma atrativa e amigável.

E-mail no celular
Se você é um dos muitos milhões de pessoas que dependem da conexão do servidor Microsoft Exchange, então você não vê a hora de ter a probabilidade de um suporte melhor para essa ferramenta já que será do mesmo fornecedor do sistema operacional de seu aparelho.

Além dessas vantagens, acreditamos que a aliança estratégica Nokia e Microsoft vai entrelaçar as empresas em mais de uma maneira. Será mais que a combinação do Windows Phone 7 com o hardware da Nokia. O Bing, serviço de busca da Microsoft, por exemplo, se integrará com o Ovi Mapas. Esse acordo pode trazer vários benefícios aos usuários, pois unirá os melhores cérebros das empresas para produzir algo totalmente revolucionário.
É essa revolução que esperamos. Para alguns (inclusive nós), esse deve ser um passo surpresa. Mas estamos animados e já imaginando as possibilidades do que poderia acontecer. Esperamos que você esteja também. 

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 23:52h do dia 24/02/2011

domingo, 20 de fevereiro de 2011

[ HACK ] Câmera MOD para Symbian S60v3 FP2 (Melhora a qualidade da imagem).


Câmera MOD


1 - Copie o arquivo do diretório z: \ private \ 10202be9 \ 10282EDC.txt para c: \ private \ 10202be9

2 - Edite o arquivo e altere a seguinte linha:

0x3001A string "QualitySetLevel=306,ImageFileMimeType=image/jpeg,ImageWidth=2592,ImageHeight=1944,ImageFileExt ension=.jpg,ImageEncoderUID=0x00000000,Compression Quality=85,EstimatedSize=650000,CameraDisplayId=2, CamcorderVisible=350" 0 cap_rd=alwayspass cap_wr=alwaysfail

Para:

0x3001A string "QualitySetLevel=306,ImageFileMimeType=image/jpeg,ImageWidth=2592,ImageHeight=1944,ImageFileExt ension=.jpg,ImageEncoderUID=0x00000000,Compression Quality=100,EstimatedSize=890000,CameraDisplayId=2 ,CamcorderVisible=350" 0 cap_rd=alwayspass cap_wr=alwaysfail

3 - Salve e reinicie.

As fotos (nas configurações de 5MP) são agora uma média de 900KB em vez de 600KB, o que significa menos compressão JPEG, que significa também, teoricamente, melhor qualidade.

Faça o hack somente nos Symbians S60v3 FP2 (N85, N78,...).


Postado pelo Léo Symbian às 21:59h do dia 20/02/2011

Nokia e Microsoft querem desenvolvedores de software.


Nokia e Microsoft querem desenvolvedores de software

Companhias tentam atrair profissionais para competir com Apple e Android


Durante o Mobile World Congress, a Microsoft e a Nokia tentam buscar desenvolvedores de software para conseguir competir com a Apple e o Android.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

O objetivo das companhias é atrair programadores que criem aplicativos que aumentam as funções dos smartphones.

Segundo reportou o site Folha.com, o presidente-executivo da Golden Gekko, criadora de software para aparelhos móveis, Magnus Jern, acredita que os desenvolvedores que já trabalham com o sistema operacional do Google e com o da Apple dificilmente mudarão de plataforma. 

Via IT Web em 15/02/2011

Postado pelo Léo Symbian às 21:00h do dia 20/02/2011

Vendas smartphones crescem 72% em 2010.



Vendas smartphones crescem 72% em 2010

Segundo Gartner, 1,6 bilhão de unidades foram vendidas para usuários finais em todo o mundo


O Gartner, empresa especializada em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e supply chain, apontou nesta quarta-feira (16/02) que as vendas de dispositivos móveis para usuários finais totalizaram 1,6 bilhão de unidades em 2010, um aumento de 31,8% em relação ao ano anterior. Já as vendas de smartphones aumentaram 72,1% em comparação ao mesmo período e foram responsáveis por 19% do total das vendas de dispositivos móveis em 2010.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Segundo a vice-presidente de pesquisas do Gartner, Carolina Milanesi, as vendas de smartphones no quarto semestre impulsionaram “a conquista de posições em nosso ranking pelas fabricantes Apple e Research in Motion (RIM), que passaram para a 5ª e 4ª posições, respectivamente, nos lugares antes ocupados pela Sony Ericsson e Motorola". Ela ainda justifica a queda na participação de mercado da Nokia e da LG pela pressão que as companhias sofrem para melhorar suas estratégias de smartphones.

Na Europa Ocidental e América do Norte as vendas mundiais para usuários finais apresentaram um crescimento de 32,7% no quarto trimestre de 2010, com a comercialização de celulares para usuários finais totalizando 452 milhões de unidades.

Principais fabricantes

A Apple vendeu 46,6 milhões de unidades em 2010, um crescimento de 87,2% em relação a 2009. Este crescimento se deve principalmente à expansão para novos países e ao término das transações exclusivas, que fizeram com que o iPhone ficasse disponível por meio de 185 provedores de serviços de comunicação (CSPs) em todo o mundo. Para este ano, a principal oportunidade de crescimento da Apple virá da inclusão da Verizon Wireless em sua lista de CSPs nos Estados Unidos.

Segundo os analistas do Gartner, a Apple manterá um preço médio de venda estável, o que deve impactar de forma favorável às margens de custo nas oportunidades de conquista de market share. Entretanto, a meta da fabricante não é o mercado de massa, o que representa uma diferença fundamental de abordagem se comparado ao Android.

Já as vendas gerais de celulares da RIM para usuários finais chegaram a um total de 47,5 milhões de unidades em 2010, um aumento de 38,2% em termos anuais. O desempenho durante o último trimestre do ano passado foi forte no Sudeste da Ásia e na Europa. Estas vendas foram resultado de ofertas pré-pagas, com preços agressivos, assim como da absorção do serviço BlackBerry Messenger.

Apesar do volume crescente das vendas, a fabricante não conseguiu acompanhar o crescimento do mercado e viu sua participação diminuir de 19,5% no quarto trimestre de 2009 para 13,7% no mesmo período em 2009. No final do ano passado, a RIM anunciou que iria lançar seu media tablet, o Playbook. A expectativa será observar se este movimento vai ajudar a fortalecer a companhia em seu ecossistema.

Em 2010, as vendas anuais de celulares da Nokia para usuários finais chegaram a 461,3 milhões de unidades, uma queda de 7,5% na participação de mercado em relação a 2009. O declínio em termos anuais não é atribuído somente à constante deficiência da fabricante em dispositivos high-end, mas, em parte, ao resultado do crescimento das vendas legítimas de white-boxes. A parcela da Nokia no mercado de smartphones caiu 6,7% em relação a 2009. 

Por IT Web em 16/02/2011

Postado pelo Léo Symbian às 20:55h do dia 20/02/2011

Nokia com o novo sistema operacional Windows Phone 7 somente em 2012.

Nokia com WP7 somente em 2012

Afirmação foi do presidente do conselho da companhia.



Os celulares da Nokia com o sistema operacional Windows Phone devem chegar ao mercado em 2012, segundo informou o presidente do conselho da Nokia, Jomar Olilla, à agência Reuters.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade de TI e telecom? Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba, todos os dias, os destaques em sua caixa de e-mail

Como reportou a agência Reuters, o executivo ainda afirmou que a Microsoft não era a única empresa que ofereceu parceria para a Nokia, o Google também fez propostas para implantar a plataforma Android nos smartphones da companhia.

Ele ainda deu a entender que existem outras empresas interessadas em formar uma parceria com a companhia. 

Via itweb.com.br

Postado pelo Léo Symbian às 20:51h do dia 20/02/2011

Mercado Nokia explica porque descartou o Android.

 
Nokia explica porque descartou o Android

SÃO PAULO – Domingo, antes da abertura do Mobile World Congress, Stephen Elop, CEO da Nokia, deu detalhes sobre a parceria com a Microsoft, licenciando o Windows Mobile para uso em seus smartphones.

 
Com esse acordo, a companhia finlandesa tende a abandonar o sistema operacional Symbian, que roda nos seus smartphones atuais.

Uma questão básica é por que a Nokia optou pelo Windows Mobile em vez do Android. O sistema do Google já é, segundo algumas pesquisas, o número um no mercado de smartphones e continua ganhando participação. Seria uma escolha óbvia.

Segundo Elop, se a Nokia tivesse adotado o Android, o ecossistema da telefonia móvel tenderia a virar um duopólio. Haveria a Apple, com o iPhone, num lado, e a Nokia, com o Android, no outro. "Mas nós queríamos criar uma terceira opção, um desafiante", disse ele.

No início, o acordo entre Nokia e Microsoft deve funcionar como um contrato de licenciamento simples. Ou seja, a Nokia vai pagar à Microsoft para usar o Windows Mobile. Mas Elop diz que a parceria deve trazer outros ganhos para a empresa finlandesa.

"Haverá redução de despesas e novas fontes de receita ligadas ao acesso que teremos aos serviços de buscas e anúncios da Microsoft. O ganho financeiro estará na faixa dos bilhões", disse ele.

Como é ex-executivo da Microsoft, Elop possui um grande lote de ações da empresa americana. Por isso, foi acusado de estar trabalhando em causa própria. Elop, é claro, nega tudo.

"Não sou cavalo de Troia", diz CEO da Nokia

O que ninguém nega é que a Microsoft deve colher os maiores benefícios desse acordo. Mesmo tendo ganhado uma versão completamente nova no ano passado, o Windows Mobile tem se mostrado fraco frente ao Android e ao iPhone. Com o maior fabricante de celulares do mundo ao seu lado, a Microsoft certamente aumenta suas chances.

Fonte Info Abril

Postado pelo Léo Symbian às 20:48h do dia 20/02/2010

Comparação: Nokia N8 vs iPhone 4.


Nokia N8 vs iPhone 4 

Os poloneses do blog GSM Online fizeram um comparativo de desempenho e usabilidade bem bacana do iPhone 4 com o Nokia N8, que promete ser o novo smartphone high-end da marca finlandesa, frente ao fracasso do N97.

O teste conjunto dos dois aparelhos foi feito em um vídeo, divido em duas partes:





É visível como o iPhone 4 se sai melhor do que o Nokia N8, mesmo nas operações mais básicas. No desempenho em jogos, por exemplo, dá de lavada. Outro ponto em que o N8 fica devendo é na facilidade de uso: O Symbian ainda mantém aqueles menus complicados e pouco intuitivos de sempre.

Parece que o pessoal de Helsinque ainda vai precisar de mais algum tempo para apresentar um bom concorrente ao smartphone da Apple, mas estão chegando perto.

Via valeumpost.com.br 

Postado pelo Léo Symbian às 20:44h do dia 20/02/2011

Você já atualizou seu smartphone hoje?


Atualização de software


Pois é, quem tem um celular inteligente tem que ficar antenado para as últimas atualizações de seu aparelho se quiser que ele proporcione a máxima experiência. Para os usuários de Nokia N8, por exemplo, já apareceram novidades essa semana.

Mas antes de falar do que saiu de novo para o Nokia N8, vamos dar algumas dicas para os muitos marinheiros de primeira viagem que apareceram nos últimos tempos agora que os smartphones fazem parte da lista de desejos.

Para começar, é sempre bom lembrar que um smartphone é um smartphone por causa do…sistema operacional. No caso da Nokia, há o Symbian S60, Symbian^3 e (claro), os futuros produtos com o Windows Phone 7. Essas plataformas, assim como as existentes em nossos computadores, necessitam de atualização para oferecer um melhor desempenho e aumentar a estabilidade dos aplicativos do telefone.

A maioria das atualizações não é notada facilmente pelos usuários, mas juntas, elas incrementam ainda mais a experiência do consumidor em cada aparelho Symbian. Além disso, trazem novos conteúdos para vários ajustes e consertos e mais facilidades, como recursos diferentes e outras novidades que a Nokia vai pesquisando.

Tanto em Symbian^3 ou Symbian S60, as atualizações podem ser feitas de duas maneiras:
• Over the air: em seu próprio aparelho, basta ir em menu, aplicativos e clicar no ícone “Atualiz.SW”.
• Ovi Suite: um software da Nokia que pode ser baixado gratuitamente. A atualização é intuitiva.
Mas atenção, antes de fazer a atualização, é importante fazer o backup de seu smartphone usando também o Ovi Suite. Além disso, como os downloads são grandes, opte por uma conexão Wi-Fi.

E sobre a atualização do N8? Bem, vamos lá: é o software PR 1.1 para o Nokia N8. Se você tem um, confira abaixo o que muda em seu telefone após a atualização.
-Pedidos de reuniões podem ser aceitos diretamente do convite por e-mail;
-Integração dos mapas com o e-mail, que significa que as pessoas poderão visualizar o local de um encontro recebido por e-mail, por exemplo, no Ovi Mapas quando o endereço for mencionado no campo de local no convite;
-Uma nova versão do Quick Office 6.4 que possibilita editar e fazer zoom in e out em documentos do Word;
- Três novos games passam a ser embarcados – Need for Speed Shift, Real Golf e Galaxy on Fire;
Então, #ficadica para usuários de qualquer smartphone que as atualizações não acontecem apenas uma vez por ano, fique atento para saber a próxima atualização de seu telefone para sua experiência não ser desapontada e divirta-se!

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 20:31h do dia 20/02/2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Blog Symbian Brazil hoje chegou a marca dos 3.000 posts (17/02/2011).

3.000 posts do SymbianBrazil


Muita gente na vida enxerga o número 2.000 com uma meta especial. 2.000 membros, 2.000 visitas e muito mais...

Depois dos 1.000 posts, ano passado no mês de Junho com 2.000 e hoje através de muito trabalho o Blog atingiu a marca dos 3.000 posts (17/02/2011 às 00:29h).


1.000 posts em menos de 1 ano!

O Blog SymbianBrazil chega aos 3.000 posts com muita informação, downloads de games, aplicativos, temas, dicas e etc, com um pique em que eu mesmo fico surpreso a cada dia, as visitas no Brasil passam das 320 mil.

O Blog SymbianBrazil foi criado humildemente no dia 18/01/2009. O primeiro post foi um game, após, foram postados no dia 19/01/2009 aplicativos, informações no mundo Symbians e temas.

Eu não ganho a minha vida com o Blog e nunca pedi nada de contribuição. Faço isso pelo prazer de ver as pessoas (usuários) visitando sempre e usufruindo do serviço prestado.

Acredito que daqui para frente a minha meta será 4.000 posts em menos de 1 ano com muita vontade e com a ajuda de todos vocês que visitam o Blog, ele vai crescer e muito. O Blog foi crescendo naturalmente e hoje quando se busca algo no Google, o Blog está lá, mesmo que não seja na primeira página, mas está lá.

Muito obrigado pelas visitas, sendo assíduas ou não.

Para quem é seguidor do Blog, seja um membro, ficarei muito contente e grato pelo reconhecimento do trabalho

O Blog SymbianBrazil possui links para DOWNLOADS onde você encontra aplicativos, games e temas. No Blog principal temos informações, dicas, MODOS, tutoriais, downloads e etc.



Para quem quiser elogiar, criticar, pedir ajuda utilize as ferramentas de e-mail e até do twitter!

Mais uma vez agradeço de coração!

Abraços do Léo Symbian.

A força de todos vocês é a minha força para se dedicar no Blog!

Postado pelo Léo Symbian às 00:35h do dia 17/02/2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nokia E5 chega ao Brasil.


Nokia E5

Todo mundo sabe que os Eseries da Nokia são bons de trabalho. O Nokia E71, Nokia E72 e o Nokia E63 estão aí para comprovar a qualidade da linha quando o assunto é corporativo. E, como primeiro lançamento do ano, apresentamos o Nokia E5, reforço de peso para o time dos smartphones práticos e competentes.

Com teclado QWERTY completo, o Nokia E5 roda na última versão do Symbian S60 3rd edição, tem acesso Wi-Fi e conexão 3G. A bateria é um dos destaques do aparelho, resistindo por 13 horas em conversação (no modo GSM) e 26 dias em standby. E, quando precisar recarregar, você terá duas opções. É que o aparelho é dual-charge (pode ser carregado via cabo microUSB ou conector de 2 mm). Até comprar o seu, você pode economizar energia com as dicas que já demos aqui no blog.

Na tela inicial do aparelho, há acesso fácil aos seus contatos principais e atualizações diretas de suas redes sociais. A última versão do Nokia Messaging também vem embarcada, possibilitando a conexão a vários serviços populares de email como Ovi Mail, Yahoo! Mail, Gmail, Windows Live Hotmail e às opções corporativas Microsoft Exchange e IBM Lotus Notes Traveler.


O Nokia E5 também está pronto para te guiar pelos melhores caminhos com a ajuda do Ovi Mapas e sua navegação por voz gratuita para pedestres e motoristas. A câmera fotográfica de 5 megapixels permite fotografar e gravar vídeos que podem ser armazenados em uma memória de até 32GB de memória – com cartão de 2GB já incluso.

Vale destacar, ainda, o design do aparelho: elegante e de espessura finíssima, o Nokia E5 cabe no bolso da sua roupa social sem estragar o visual. Disponível nas cores branco e preto, o telefone pode ser personalizado por você por meio da Ovi Loja e os milhares de aplicativos lá disponíveis.

Se você quiser visualizar um pouco melhor nosso novo lançamento, veja as fotos em alta resolução.

O preço sugerido do Nokia E5 é de R$ 799 (desbloqueado).

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 11:34h do dia 16/02/2011

Coletiva da Nokia no MWC em Barcelona


Coletiva da Nokia no MWC em Barcelona

Após o anúncio da parceria entre Nokia e Microsoft na última sexta-feira, muitas dúvidas foram postadas nos blogs e twitter da Nokia. Para esclarecê-las, ninguém melhor que o CEO, não é mesmo? Pois Stephen Elop em pessoa respondeu algumas das perguntas e incorporou algumas respostas ao seu discurso durante a coletiva de imprensa realizada ontem à noite no Mobile World Congress (MWC) 2011, em Barcelona.
Confira a coletiva e as principais questões dos jornalistas presentes nos vídeos abaixo. E, se ainda restar alguma dúvida, deixe aqui seu comentário que iremos responder assim que possível!

Coletiva de Imprensa – Parte 1


Coletiva de imprensa – Parte 2


Coletiva de Imprensa Q e A – Parte 3


Coletiva de Imprensa – Q e A – Parte 4



Veja também as próximas apresentações dos executivos da Nokia no MWC:

Quarta-feira

O presidente e CEO Stephen Elop participa do painel “Connecting the dots – a 360-degree view of consumer electronics/Conectando os pontos – uma visão 360º de eletrônicos de consumo” às 8h (horário Brasília) (Hall 5, Auditorium 1; 11:00 CET).
O SVP & CTO Rich Green integra o painel “Mobile Innovation: A View of 2020/Inovação móvel: uma visão de 2020″ às 11h (horário Brasília)  (Hall 5, Room 5; 14:00 CET).

Quinta-feira

Teppo Paavola, VP financeiro participa da discussão “Mobile Money: Mobile Strategies for Financial Institutions/Dinheiro móvel: Estratégias móveis para instituições financeiras” às 11h (horário Brasília) (Hall5, Room 6; 14:00 CET).

E para quem está em Barcelona, a NAVTEQ tem um estande no Hall 7 e 8; a Nokia Siemens Networks tem um espaço no Hall 8; o Qt tem exibição no Hall 1 e veja, ainda, o Pavilhão Intel MeeGo no Hall 3.

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 11:29h do dia 16/02/2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Telefones celulares: O próximo bilhão.


Telefones celulares: O próximo bilhão

Os planos da Nokia de criar um ecossistema móvel global em parceria com a Microsoft oferecem grandes oportunidades para ambas as empresas entregarem ao mercado um unificado e diferenciado ecossistema baseado na plataforma do Windows Phone. Porém, há uma outra oportunidade que não pode ser ignorada na corrida para entregar o mais moderno smartphone: mais de três bilhões de pessoas ainda não têm um telefone celular. E entre aqueles que possuem um aparelho, a grande maioria usa SMS, mas não navega na internet. Aí é que a estratégia de telefones móveis da Nokia pode ser um diferencial.

O dia de hoje marca o início de uma renovada maneira para alcançar crescimento em volume e valor e conectar o “próximo bilhão” de usuários de telefones móveis. Entregando experiências móveis a preços acessíveis, especialmente em mercados emergentes como Brasil, Rússia, Índia, Indonésia, China e África, a Nokia continua a praticar um papel fundamental, trazendo a muitas pessoas os benefícios da era da informação.

Nokia X3 Touch and Type
Nokia X3 Touch and Type é um dos modelos da estratégia

A Nokia está atenta a essa oportunidade, vendendo mais de um milhão de aparelhos S40 por dia. Como a maior plataforma móvel em volume do mundo, os Serie 40 continuam essenciais para tornar acessível a navegação na web e levar aplicativos a milhões de consumidores em mercados emergentes.

A Nokia está renovando seu portfólio de produtos para esses mercados com a intenção de continuar competitiva para esse público. A grande gama de aparelhos inclui telefones celulares com preços competitivos, belo design, teclado QWERTY acessível e funcionalidades desejadas. O Nokia C3 foi um grande sucesso e nos fez líderes entre os aparelhos QWERTY para o mercado emergente. Além dele, estamos oferecendo teclado QWERTY a preço acessível com o Nokia X2-01, conexão 3G também a preços mais em conta no Nokia C2-01 e aparelhos Touch and Type como o Nokia X3, que continuam vendendo bem.

Em economias emergentes, a estratégia com nossos telefones e serviços será o combustível para a mudança que trará o “próximo bilhão” de pessoas a navegação web móvel e aplicativos de localização, pessoais, financeiros e baseados em localização. Ainda poderemos entregar serviços via SMS para telefones que não estão conectados com a web.

Nossos aparelhos Serie 40 apresentam oportunidades para desenvolvedores, com suporte para java e novos SDKs, enquanto o novo serviço em planejamento Ovi Browser trará experiências mais baratas, rápidas e melhores aos consumidores. Investindo em ativos futuros, a Nokia trará ao mercado os melhores aparelhos de baixo custo com ricas experiências e aplicativos que os consumidores vão adorar.

Com smartphones e telefones básicos, o alcance da Nokia se espalha pelo mundo todo. A Nokia está pronta para conectar o “próximo bilhão”.

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 22:39h do dia 13/02/2011

Bem-vindos ao terceiro ecossistema,


Bem-vindos ao terceiro ecossistema

A aliança estratégica de longo prazo entre Nokia e Microsoft cria um ecossistema global que trará ao mercado oportunidades além das existentes hoje em dia. Esse ecossistema oferece uma relevante alternativa às opções existentes para operadoras, desenvolvedores e consumidores. Juntando ativos que se complementam perfeitamente e as competências de cada empresa, esse ecossistema poderá alcançar muito mais que qualquer outra parceria na indústria poderia. Bem-vindo ao terceiro ecossistema.
“Hoje, a Nokia e a Microsoft têm a intenção de fazer uma aliança estratégica. Juntas, traremos aos consumidores uma nova experiência móvel com hardwares consagrados, softwares inovadores e excelentes serviços. Nós criaremos oportunidades muito além do que existe atualmente no mercado”, explica o CEO da Nokia, Stephen Elop.
 
ecossistema Nokia e Microsoft
Nokia e Microsoft criam o terceiro ecossistema

As duas empresas têm algumas das marcas mais admiradas e valiosas do planeta e isso pode ser usado para trazer ainda mais benefícios ao ecossistema e aos produtos. Marcas como Bing, XBOX, Office, Windows Phone e Nokia, estarão todas juntas, em um mesmo pacote para o público.
“Nesta parceria com a Nokia, a Microsoft traz o software do Windows Phone e marcas que o mercado de dispositivos móveis admira como Bing, Office e, claro, XBOX Live,” diz o CEO da Microsoft, Steve Ballmer.

A Nokia não seria apenas uma marca para carregar o sistema Windows Phone em seus telefones. A Nokia planeja ajudar a guiar e definir o futuro da plataforma. Isso pode ser feito contribuindo com o expertise em otimização de hardware, suporte a vários idiomas, customização do software e ajudando o Windows Phone a alcançar um maior número de segmentos de mercado, pontos-de-venda e localidades.

A Nokia opera em uma rede global de distribuidores estabelecida, com capacidade de levar produtos para quase todos os cantos do mundo. Essa característica oferece a capacidade para tornar possíveis produtos da parceria competitivos globalmente. Escala é fator essencial para um ecossistema vencedor. Juntas, Nokia e Microsoft terão escala sem comparação em termos de alcance global, identidade de marca e variedade de produtos.

Agora mais do que nunca, consumidores, desenvolvedores e operadoras terão opções mais atrativas e unificadas no mercado móvel. É um tempo que começa a existir. Você está pronto para o terceiro ecossistema?

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 22:36h do dia 13/02/2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Funcionários da Nokia protestam contra parceria com Microsoft.


Protesto

Mais de mil trabalhadores deixaram a fábrica da empresa finlandesa para demonstrar sua preocupação, principalmente com o sistema Symbian
 
Por Época NEGÓCIOS Online

Se o anúncio da parceria entre Nokia e Microsoft pareceu uma boa notícia para os consumidores de smartphones, mais de mil pessoas não gostaram muito da novidade. Esses são os funcionários da Nokia que trabalham na Finlândia. Utilizando seu horário de trabalho flexível, os trabalhadores de Tampere e Oulu deixaram a fábrica para protestar, demonstrando sua preocupação com os rumos da empresa finlandesa.


A Nokia assegurou em comunicado que adotará o Windows Phone como principal sistema operacional para seus smartphones e deixará em segundo plano o sistema Symbian. Muitos dos trabalhadores em protesto trabalham com o Symbian e seus empregos estarão em risco conforme a empresa finlandesa implemente o Windowns Phone 7 em seus aparelhos.

O futuro desses trabalhadores ainda é incerto depois do comunicado do presidente Stephen Elop. A Nokia não irá trabalhar exclusivamente com o sistema operacional da Microsoft, então trabalhos serão preservados. No entanto, o sistema Symbian não irá mais ter o papel de destaque que possuía na empresa. Os funcionários acreditam que a perda de empregos é inevitável.

Postado pelo Léo Symbian às 01:38h do dia 12/02/2010

Nokia e Microsoft unem esforços para travar concorrência.


Nokia Windows Phone 7

As duas tecnologias estão convencidas de que juntas vão conseguir desafiar a forte concorrência da Google e da Apple.

Os investidores ficaram decepcionados com este anúncio e as acções da Nokia afundaram mais de 12%.

A Nokia, que é a maior fabricante mundial de telemóveis, e a gigante norte-americana de 'software' Microsoft anunciaram hoje uma parceria na área de software, com vista a travar a forte concorrência dos sistemas Android da Google e os iOS da Apple.

O novo CEO da empresa, Stephen Elop, tem feito de tudo para tentar reavivar a Nokia, cujas vendas continuam a ser fortemente abaladas pelo 'smartphone' da Apple, o iPhone. Este poderá ser o movimento estratégico mais marcante da história da Nokia desde que a empresa decidiu criar o seu primeiro telemóvel em 1980.

Em reação a este anúncio, as ações da Nokia caíram degradativamente. A Empresa finlandesa perdia mais de 9% na bolsa de Helsínquia, depois de já ter estado a afundar 12% durante a sessão, o pior desempenho nos últimos dez meses.

"Isto é a clara admissão de que a estratégia da Nokia para a sua própria plataforma fracassou", disse Ben Wood, analista da CCS Insight, em Londres, à Bloomberg, acrescentando que "a Microsoft é o grande vencedor neste negócio, mas não existem medalhas de prata para outras empresas, perante a força do iPhone e do Android".

Já Neil Campling, analista da Aviate Global, em Londres, diz que a sua primeira reação foi desfazer-se das ações da Nokia. "O meu pensamento foi vender os títulos da Nokia, pois esta decisão deixa o caminho livre à Google e à Apple para fazerem o mesmo e criarem um duopólio", explicou o perito.

Postado pelo Léo Symbian às 01:30h do dia 12/02/2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nokia anuncia Windows Mobile 7 como seu sistema operacional para smartphones.


Nokia com Windows Mobile 7
 
Nokia anuncia Windows Mobile 7 como seu sistema operacional para smartphones.
Por Redação da Computerworld.
Publicada em 11 de fevereiro de 2011 às 07h05m.
 
 
Ações da companhia caíram 8% em Helsinque depois do anúncio, segundo o Wall Street Journal.

As ações da Nokia caíram 8% nessa sexta-feira em Helsinque, capital da Finlândia,  depois que a companhia anunciou mudanças radicais, incluindo planos para usar o Windows Phone 7, da Microsoft como sistema operacional móvel em seus smartphones, em uma última tentativa de manter sua liderança .

Entre as mudanças anunciadas está também a reorganização da equipe de direção da companhia, a fim de permitir a rápida tomada de decisões e a renovação de toda a estrutura da empresa através da criação de duas unidades distintas: dispositivos inteligentes e telefones celulares para se concentrar, respectivamente, no mercado high-end de smartphones e no mercado de massa de celulares onde o Symbian continua líder.

As mudanças acontecem depois de a Nokia ter nomeado Stephen Elop, antigo executivo da Microsoft, como CEO, há menos de cinco meses, com a missão de recuperar o prestígio da companhia, especialmente no lucrativo mercado de smartphones, dominado hoje pelo iPhone, da Apple e pelos aparelhos Android, plataforma criada pela Google.

Nas últimas semanas, Elop construiu uma reputação de executivo sem papas na língua, de fala direta, sem rodeios. Em memorando interno aos funcionários publicada na última quarta-feira pelo Wall Street Journal  comparou o destino da Nokia ao de um homem de pé sobre uma plataforma de petróleo queimando,  correndo o risco de morte,  forçado a escolher entre pular nas águas geladas ou queimar.

Depois, faz uma associação ao Symbian e diz que esse é o cenário da Nokia: a plataforma da empresa está em chamas.

Eloph ressalta que a Apple controla o lucrativo setor móvel de alto nível, enquanto o Android domina o de médio.

Em uma crítica à velocidade dos lançamentos da empresa, ele diz que fabricantes chinesas conseguem lançar um smartphone enquanto a Nokia “ainda está finalizando sua apresentação PowerPoint”.

Desde a contratação de Elop pela Nokia o mercado já vinha especulando sobre uma possível associação com a Microsoft para o mercado de smartphones. Em artigo publicado pelo IDGNow!, Katherine Noyes, da Computerworld/EUA chega a perguntar se dois fracassos poderiam resultar em um sucesso, em alusão ao fato de a Microsoft, com seus sistemas móveis, também ter perdido mercado, rapidamente, diante da chegada do Blackberry, do iPhone e dos celulares Android.

No fim de janeiro, a Nokia divulgou que seu faturamento no último trimestre de 2010 cresceu, mas o lucro continuou em queda. O motivo: não conseguir se impor no mercado de smartphones de alto rendimento.

A renda do trimestre – cujo último dia considerado é 31/12 – ficou em 12,7 bilhões de euros, ou 29,2 bilhões de reais; alta de 6% em relação ao mesmo período de 2009. Mesmo ajudada pelo câmbio favorável, a Nokia teve lucro de 745 milhões de euros, ante 948 milhões do ano anterior.

Nos quatro últimos meses de 2010, a companhia finlandesa comercializou 123,7 milhões de celulares, queda de 3% se comparado a 2009. Com o resultado, a participação da Nokia no mercado de dispositivos móveis caiu de 35% para 31%, segundo estimativas da própria. Já no âmbito dos smartphones, o índice foi de 40% para 31%, já que apenas 5 milhões de aparelhos com Symbian 3 – presente no N8, C7 e C6-01 – foram vendidos.

Estratégia

Sobre as mudanças anunciadas hoje, Elop foi curto e direto: "A Nokia está em um momento crítico, onde a mudança significativa é necessária e inevitável no nosso caminho para frente", disse.  "Hoje, estamos acelerando a mudança através de um novo caminho, destinada a recuperar a nossa liderança smartphone, reforçando a nossa plataforma de dispositivos móveis e realizar nossos investimentos no futuro."

A parceria estratégica com a Microsoft tem o objetivo de construir um ecossistema global móvel baseado em ativos "altamente complementares", segundo a Nokia. A meta desse ecossistema Microsoft Nokia é oferecer produtos diferenciados e inovadores e ter escala incomparável, variedade de produtos, o alcance geográfico e identidade da marca. Com o Windows Phone como sua principal plataforma de smartphone a Nokia espera conduzir o futuro da plataforma, aproveitando a sua experiência em otimização de hardware, personalização de software, suporte a vários idiomas e ganhos de escala.

Com relação à inovação, o Nokia Maps, por exemplo, estaria no coração de bens essenciais como o Microsoft Bing e AdCenter. Aplicativos Nokia deverão ser integrados ao Microsoft Marketplace. Caberá à Microsoft prover ferramentas para desenvolvedores, tornando mais fácil o desenvolvimento de aplicativos para alavancar a venda de smartphones da Nokia.

Com o Windows Phone transformado na principal plataforma para smartphones, o Symbian torna-se uma plataforma de franquia, para alavancar investimentos anteriores, principalmente no mercado low-end. Esta estratégia reconhece a possibilidade de conservar e de oferecer uma transição sua para a base instalada de 200 milhões de proprietários de Symbian. A Nokia espera vender cerca de 150 milhões de dispositivos Symbian nos próximos anos.

Sob a nova estratégia, o Meego torna-se um código-fonte aberto, um projeto de sistema operacional móvel. Vai focar mais na exploração do mercado de longo prazo. Traduzindo, na próxima geração de dispositivos, plataformas e experiências dos usuários, em especial aqueles com processador Atom, da Intel. Isso inclui tablets. A Nokia planeja lançar um produto com Meego até o fim deste ano.

Nova estrutura da empresa

A partir de 01 de abril, a Nokia terá uma nova estrutura da empresa, com duas unidades de negócio distintas: Dispositivos Inteligentes e Mobile Phones. Elas vão se concentrar em áreas-chave de negócios da Nokia: smartphones high-end e os celulares para o mercado de massa. E serão geridas como unidades independentes.

A unidades de Dispositivos Inteligentes será responsável pela construção da liderança da Nokia em smartphones e será conduzida por Jo Harlow. Estarão embaixo dela as seguintes sub-unidades: Smartphones Symbian, computadores MeeGo, e Operações estratégicas de Negócios.

Postado pelo Léo Symbian às 08:04h do dia 11/02/2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sony Ericsson Satio: Conheça mais um Symbian S60v5.


Satio


O Sony Ericsson Satio é mais um Smartphone com o Sistema Operacional Symbian S60v5, esse incrível Smartphone inclui uma super poderosa câmera de 12 megapixels com flash Xenon, uma tela de 3,5 polegadas touchscreen widescreen sensível 16:9 e resolução de 640x360 pixels.

Câmera de 12MP




Veja vídeos desse Symbian S60v5.

Unboxing:


Demonstração:


Demonstração do OpenGL ES 2.0:


Postado pelo Léo Symbian às 23:22h do dia 07/02/2011

Nokia E7 Design Review a partir do designer e da concorrência!


 Design Nokia E7


O designer do Nokia E7, Shunjiro Eguchi, conseguiu explicar em vídeo sobre como lidar com ele para projetar da complexidade para a simplicidade. O vídeo também mostra as diferentes características de vanguarda do design do Nokia E7 a partir da tela inclinada para o teclado QWERTY.

Felizmente, o Nokia Blog foi generoso para os fãs de seu blog que compartilhou o vídeo exclusivo do design do Nokia E7.

Assista o vídeo:


Por SymbianWolrd.org

Postado pelo Léo Symbian às 16:49h do dia 07/02/2011

Um pouco sobre esse maravilhoso Symbian, Sony Ericsson Vivaz.

Sony Ericsson Vivaz

A Sony Ericsson mostra o Vivaz, um smartphone que roda sob a plataforma Symbian S60 5ª Edição, com tela touch de 3,2" e resolução de 640 x 360 pixels.

Sony Ericsson Vivaz

O Sony Ericsson Vivaz tem boas especificações técnicas: câmera de 8.1 MP  com auto-foco e estabilizador de imagem, detector de faces e grava vídeos em HD 720p. Possui Rádio FM, aGPS, Wi-Fi, saída para TV em resolução VGA, HSPA (3G) e memória expansível com microSD.
Sony Ericsson Vivaz

Sony Ericsson Vivaz
Sony Ericsson Vivaz

Veja o Vídeo desse incrível Symbian (Unboxing):


Veja mais esse vídeo (demonstração):


Postado pelo Léo Symbian às 16:40h do dia 07/01/2011

Nokia Ovi Suite: O mesmo serviço, com um novo nome!

A Nokia sempre trabalhou para facilitar sua vida e a de seu aparelho também. E foi pensando nisso que criou o Nokia PC Suite.  Agora, para melhorar ainda mais sua experiência, a Nokia disponibiliza o Nokia Ovi Suite. Com ele você tem o mesmo serviço oferecido pelo Nokia PC Suite, em uma versão atualizada.


O Nokia Ovi Suite conta com um software mais avançado para você efetuar as tarefas de sempre, de uma maneira muito mais completa.
Instalando o Ovi Suite em seu computador, você será capaz de sincronizar todas as suas informações, gerenciar suas músicas, fotos, aplicativos e mapas, além de atualizar o software de seu aparelho sempre que possível.

Para utilizar o serviço, basta baixar o Ovi Suite. Depois de terminado o download, um passo a passo te ajudará a concluir a instalação.

No site da Nokia você pode conferir todos os requisitos necessários para que o Ovi Suite funcione sem problemas em seu computador.


Agora que você já sabe como deixar todas as informações e arquivos de seu Nokia ainda mais seguros e salvos em seu computador, baixe o Nokia Ovi Suite e aproveite tudo o que este serviço tem para te oferecer.

Fonte Blog Nokia
Postado pelo Léo Symbian às 16:31h do dia 07/02/2011

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

[ INFORMAÇÃO ] Informação sobre o Nokia QT.



Sobre o QT


Qt é uma multi-plataforma de aplicativos e estrutura da interface que permite aos desenvolvedores
escrever aplicativos uma vez e implantá-los em toda a área de trabalho e muitos sistemas operacionais
incorporados sem reescrever o código fonte. Nova versão do Qt características QML, uma nova linguagem
de programação avançada declarativa, e melhorias significativas de desempenho.

A Nokia lançou hoje o Qt 4.7, a versão mais recente do aplicativo multi-plataforma e estrutura da interface.
Está disponível para download agora para todas as plataformas suportadas Qt, com atualizações para a Nokia e clientes soluções esperadas ao longo do sonho strikes.com próximos meses.
Nova maneira de desenvolver aplicativos Qt

Uma característica fundamental do Qt 4.7 é QML (Qt Meta-Objeto-Language), um fácil de aprender, a linguagem.
declarativa que "descreve" a interface de um programa e como ele se comporta. Será instantaneamente familiar.
aos desenvolvedores que preferem linguagens de script tipo, como Javascript e permite que os projetistas de
interface do usuário e desenvolvedores trabalhem juntos em uma abordagem iterativa.
Melhor desempenho, os aplicativos ficam mais rápidos.

Qt 4,7 inclui melhorias de desempenho significativas que tornam as aplicações e interfaces com o usuário executar mais rápido e suave.

Exemplos dessas melhorias incluem:

- Novo hardware acelerado na composição QtWebKit acelerou animação QtWebKit prestação até 31% sobre o Qt 4.6.0,
resultando em "snappier" interfaces de usuário
- Nos testes de benchmark de sites populares, páginas de Facebook rolado até 67% mais rápida,
e outras páginas menos complicado rolada em * 350% mais rápido média devido a melhorias significativas
de velocidade de rolagem em QtWebKit
- A classe QStaticText novo faz tornar o texto mais de duas vezes mais rápido que no Qt 4.6
- O motor QPainter torna possível desenhar sistemas de partículas mais eficientemente em OpenGL
QT Installer v4.7.1

Bibliotecas Qt que foram atualizadas nesta versão:

fluidlauncher.sis
md5sums.txt
qmlviewer.sis
qt.sis
qt_demos.sis
qt_installer.sis
qt_selfsigned.sis
qtwebkit.sis
qtwebkit_selfsigned.sis




Postado pelo Léo Symbian às 10:36h do dia 04/02/2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

10 coisas que você não sabia sobre a Nokia (parte 2).


Você sabia?

Na semana passada, listamos por aqui 5 fatos interessantes que muita gente desconhecia. Confira agora a segunda parte de nossa lista, com mais 5 curiosidades para você conhecer ainda mais a Nokia.
1. Projetado em 1962, este analisador de pulsos eletrônicos usado em usinas nucleares, foi o primeiro equipamento eletrônico produzido pela Nokia.

Analisador de pulsos eletrônicos produzido pela Nokia

2. O Mobira Talkman foi o primeiro telefone celular portátil da Nokia, lançado em 1984. Hoje ele custaria 4.560 euros, aproximadamente 10.500 reais.

Mobira Talkman

3. O primeiro aparelho touch screen da Nokia foi o Nokia 7710, lançado em 2004.

Nokia 7710

4. Em Maio de 2007, o Nokia 1100 foi o campeão de vendas de todos os tempos e um dos produtos eletrônicos mais vendidos no mundo.

Nokia 1100

5. Os modelos Nokia N70, N90 e N91, lançados simultaneamente, foram os primeiros aparelhos Nseries.

Nokia N91

Agora você já conhece um pouco mais da história da Nokia, desde seu começo até os aparelhos mais vendidos. Mas ainda há muito por vir. Continue sempre de olho aqui no Blog para conferir as últimas novidades da marca!

Fonte Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 21:33h do dia 02/02/2010

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil