Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Informações do disco virtual do MediaFire.

Informações do MediaFire


O Blog SymbianBrazil está crescendo cada vez mais, as visitas crescem a cada dia. Levando em consideração tudo isso, foi adicionado mais um disco virtual no Blog, MediaFire é um disco virtual simples e sem muita espera para baixar arquivos, diferente do 4Shared, que as vezes deixa os usuários esperando mais de 300 minutos para liberar o link de download.


Conta aberta no dia 14/01/2011 e já foram mais de 39.358 downloads!

Postado pelo Léo Symbian às 17:45h do dia 31/03/2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Nokia E5 x Nokia E72: qual é melhor? O corporativo? Ou o social?


Nokia E5 X Nokia E72

Comparação entre o Nokia E5 e E72 (Foto: Divulgação) 
Comparação entre o Nokia E5 e E72

A Nokia anunciou nos últimos dias o seu primeiro lançamento na área de smartphones para o mercado brasileiro. O Nokia E5, um aparelho que foi lançado lá fora no meio do ano, mas que só agora apareceu em nosso mercado. Acontece que muitos usuários acreditam que o E5 nada mais é do que uma versão mais nova do bom Nokia E72.

Vamos tentar descobrir nesse comparativo qual dos dois aparelhos está melhor nas suas características, e qual deles é, teoricamente, o mais completo. Já adiantamos que os dois aparelhos possuem pequenas, mas importantes diferenças, que podem influenciar na hora da compra. Vale a pena a leitura, para determinar claramente as principais diferenças entre os dois.

Tela

Os dois modelos possuem a mesma dimensão de tela, de 2,36 polegadas (na verdade, o E5 tem 2,4 polegadas, mas, na prática, essa diferença é mínima), com a mesma resolução de 320 x 240 pixels. Porém, o E72 possui uma paleta de cores de 16 milhões de tons, enquanto que o E5 fica nas 256 mil cores. Ou seja, as imagens e fotos exibidas no E72 ficam mais claras e definidas. No E5, elas podem ficar mais opacas, com menos detalhes de coloração.

Nokia E72 (Foto: Divulgação)
Nokia E72
A Nokia tem como destaque fazer aparelhos bem resistentes, e sua dedicação com o E5 não foi diferente. Logo, podemos considerar aqui um empate, uma vez que os materiais empregados na construção dos aparelhos são basicamente os mesmos. Talvez pela sua proposta mais econômica, o E5 possa ter um plástico mais simples, mas isso não é um fator determinante para colocá-lo em desvantagem, uma vez que sua estrutura de construção é basicamente a mesma que o E72 possui.

Teclado

Aqui, temos um rigoroso empate. Os smartphones da série E da Nokia possuem alguns dos melhores teclados físicos QWERTY do mercado, e como ambos possuem o mesmo tipo de teclado, não há diferenças na sua qualidade. Talvez alguns usuários possam ficar confusos em relação ao uso do teclado no E5, uma vez que algumas teclas de atalho estão dispostas em posições diferentes do que os outros aparelhos da série E. Mas, com alguns dias de uso constante, o usuário fica adaptado rapidamente ao novo teclado.

Câmeras

Os dois modelos possuem câmera traseira de 5 megapixels, com flash LED e foco automático. Com isso, supõe-se que a qualidade das fotos das duas câmeras seja muito similar. A grande diferença entre os dois aparelhos neste sentido é que o E5 não possui câmera frontal para vídeo chamadas, enquanto que o E72 possui uma pequena câmera VGA para essa finalidade.

Processador, memória e armazenamento


Os dois aparelhos possuem processadores semelhantes, sendo que o processador do Nokia E5 é uma versão um pouco mais nova do que a que encontramos no E72. Logo, o processador do E5 é um pouco mais ajustado para uma melhor performance no uso diário, apesar da diferença entre os dois modelos ser mínima. No quesito memória, o E5 sai em vantagem, por contar com 512 MB de memória interna, contra 250 MB do E72. O E5 também ganha no quesito expansão de memória: o E72 suporta cartões de memória microSD de até 16 GB, enquanto que o E5 pode receber cartões de até 32 GB de memória.

Aplicativos

Como os dois aparelhos utilizam o sistema operacional Symbian S60 3rd Edition, os dois são compatíveis com os mesmos aplicativos disponíveis na Ovi Store. A diferença é que o E5 já possui aplicativos específicos para redes sociais, como widgets para Twitter, Facebook e Orkut, uma vez que o seu objetivo principal é a comunicação online. Como o E72 possui um ar mais "sério, corporativo", ele não traz tais programas pré-instalados. Mas nada impede que o futuro comprador do E72 adquira o Gravity para se comunicar nas redes sociais, ou algum outro programa gratuito para isso, como o Tweets60 e o Nimbuzz.

Nokia E5 (Foto: Divulgação)
Nokia E5
Como informamos antes, os dois aparelhos possuem o sistema operacional Symbian S60 3rd Edition. Essa foi a última versão lançada para esses tipos de aparelhos, o que faz com que os dois aparelhos tenham a mesma interface e funcionalidades.

O Symbian trabalha com competência nos aparelhos da série E, sendo muito ajustado aos recursos que o aparelho oferece para produtividade de textos rápidos, além de uma boa performance para execução de aplicativos de forma simultânea, mesmo não contando com recursos de multitarefa. Aqui, temos um claro empate.

Entretenimento

Aqui, temos larga vantagem para o Nokia E5. Primeiro, no seu aspecto físico: o E5 possui uma bateria de longa duração para execução de músicas e vídeos. Já o E72 possui uma boa autonomia de bateria, mas não se compara ao seu concorrente nesse quesito. Outro ponto a favor do E5 é que, por ser um aparelho voltado para as redes sociais, ele já possui recursos para essa finalidade pré instalados no aparelho, dando a oportunidade do usuário começar a se conectar assim que retirar o telefone da caixa. No caso do E72, como informamos antes, o usuário terá que instalar um aplicativo de terceiros para utilizar este recurso. Além disso, o player de música tem uma aparência mais amigável no E5 do que no E72.

Produtividade

Em teoria, os dois telefones possuem as mesmas características de produtividade, justamente por causa das semelhanças nas características físicas dos dois aparelhos. Mas temos que destacar que, dentro do seu ar mais "sério", o E72 se encaixa melhor nos perfis corporativos, sendo mais objetivo e direto nos itens de produtividade. Mesmo contando com os mesmos recursos, os usuários que buscam ter a sua agenda organizada, ou seus contatos em dia, vão se sentir mais à vontade com o E72, pela aparência sóbria, e pela objetividade de acesso aos recursos. Ponto para o E72.

Funcionalidades e Usabilidade

Os dois aparelhos possuem os mesmos recursos, com objetivos diferentes. Em essência, tudo o que o E72 faz o E5 também faz, mas ambos estão preparados para públicos distintos. O E5 é destacadamente voltado para o usuário que quer se comunicar de forma prática e rápida nas redes sociais mais populares do momento. Já o E72 está voltado para o usuário que quer ter a sua vida organizada pelo smartphone, com listas de contatos e compromissos sendo acessadas de forma simples, sem muitos atalhos pelo caminho. No mais, os dois possuem os mesmos tipos de conectividade (3G, WiFi, GPS), Ovi Mapas grátis e ilimitado, Ovi Store, Ovi Música, etc.

E o vencedor é...

O usuário, que possui duas opções ajustadas para o seu tipo de uso. Nesse comparativo, chegamos a conclusão que não existe "o melhor smartphone" entre os dois, e sim aquele que mais se ajusta às necessidades do usuário. Podemos dizer até que o Nokia E5 é aquela opção para quem pensava em comprar o E72 no lugar do E71 ou E63 justamente por causa de sua câmera, e para aqueles que querem estar em contato com seus amigos pelas redes sociais, de forma simples e descomplicada. O E72 ficou destinado para aqueles que possuem uma vida corporativa, e quer ter a organização de suas atividades no bolso, com a possibilidade de utilizar acessórios que complementam esse uso (como base para carro, por exemplo).
Via Techtudo

Postado pelo Léo Symbian às 23:24h do dia 30/03/2011

[ MODIFICAÇÃO ] Opera Mini 6 Splash Screens S60v3 (altera a inicialização do Opera Mini).


Opera Mini 6 Splash Screens 





Aplicativo que altera a inicialização do Opera Mini 6, são mais de 10 imagens que alteram a inicialização do Opera Mini. 

Instalação:

- Baixe o arquivo sis abaixo.
- Escolha mesma memória onde você instalou o Opera Mini 6.
- Selecione uma opção de imagem (entre 11).
- Antes visualize a pasta "Imagens" contida no arquivo de download, isso para identificar a imagem de abertura antes de instalá-la.
- Se não modificar a imagem, reinicie o seu smartphone.
- Somente para S60v3 (240x320).



Postado pelo Léo Symbian às 10:00h do dia 30/03/2011

terça-feira, 29 de março de 2011

O uso de celulares ao redor do mundo [infográfico].


Celulares pelo mundo

Antes de olhar o nosso infográfico, se arrisque a responder: Qual parte do mundo você acha que é a mais falante? Ou melhor, qual é o continente tem o maior número e qual é o tem o menor número de celulares? Provavelmente as respostas corretas não vão impressionar. Fizemos um infográfico com os últimos dados da União Internacional das Telecomunicações (ITU), que dividiram o número de habitantes para cada SIM card (chip) em todos os continentes.


E ai, acertou alguma resposta? Considerar o índice de penetração da telefonia móvel por regiões não é o mesmo que analisar o dado país por país. É obvia a grande diferença entre o número de celulares por pessoa em Nova York e Assunção, por exemplo, mas estes números dão uma grande ideia sobre o atual jeito de se comunicar em diversos países.

Na Europa, por exemplo, há uma assinatura de telefone celular para cada 0.8 pessoas, o equivalente a 13 celulares para cada 10 habitantes. Mesmo se tirarmos o número próvavel de crianças e idosos que não usam aparelhos móveis, ainda assim teremos um alto índice de pessoas com dois telefones, ou que utilizam sistema de GPS ou tablet com cartão SIM. No outro extremo, temos a África, onde há uma assinatura móvel para cada 2,4 pessoas, ou seja, quatro celulares para cada dez pessoas.

Via Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 21:26h do dia 29/03/2011

Nokia volta a acusar a Apple de infringir seus patentes.


Nokia acusa Apple



Los Angeles (EUA.), 29 mar (EFE).- A empresa de telefonia finlandesa Nokia denunciou novamente a Apple nos Estados Unidos por considerar que os criadores do iPhone se aproveitaram de sua tecnologia patenteada para desenvolver seus bem-sucedidos produtos, informou nesta terça-feira "The Wall Street Journal".

O caso foi apresentado perante a Comissão Internacional de Comércio dos EUA, a mesma entidade que na sexta-feira passada desprezou um processo da Nokia datado de 2009 no qual a empresa assegurava que a Apple tinha infringido seus patentes para fabricar o iPhone e o iPod.

Na nova reivindicação, a Nokia reiterou que a Apple descumpre a normativa de patentes "virtualmente em todos os seus produtos" e acusou a companhia de empregar a tecnologia que eles criaram para acrescentar funções a seus aparelhos em áreas como "sincronização de dados, qualidade de chamadas e acessórios bluetooth".

Trata-se do 46º processo apresentado pela Nokia contra a Apple por um caso relacionado com patentes desde que, em 2009, a empresa finlandesa apresentou pela primeira vez um processo contra a companhia de Steve Jobs. 

Via UOL

Postado pelo Léo Symbian às 21:18h do dia 29/03/2011

domingo, 27 de março de 2011

Nokia C3: o celular das mídias sociais.


Nokia C3


Com carinha de smartphone, o Nokia C3-00 já é um dos mais populares telefones do Brasil. Mesmo com todo esse sucesso, muitas pessoas ainda confundem suas funcionalidades e têm dúvidas ao aproveitar todos os recursos que ele oferece. Preparamos este post para esclarecer as perguntas que chegaram até nós e mostrar porque ele já conquistou tantos usuários.

Feito para quem quer ficar conectado de uma maneira simples: você pode contar com funcionalidades para rápido acesso às redes sociais e aos seus amigos. Pensando em melhorar a vida dos usuários, ele já vem com aplicativos embarcados para acesso ao Facebook, Orkut e Twitter, além de possibilitar o compartilhamento de mensagens sem sair da tela inicial do aparelho. O teclado QWERTY completa o visual moderno e facilita a vida de quem adora “tc”.

O Nokia C3 é um quadriband EDGE, que possui uma velocidade de tráfego de dados mais rápida que somente GSM ou EGSM, porém é um aparelho 2G. O foco é ser simples e funcional, para atender ao público que gosta de se conectar nas redes sociais. Os recursos de câmera de foto e vídeo, acesso ao e-mail, Bluetooth e Wi-Fi determinam bem isso. Outro recurso muito útil é o acesso à internet, que permite a visita a qualquer site que carregue até 1MB e páginas em Flash em versões até 3.0.

Músicas também fazem sucesso por aqui. Além de sintonizar rádio FM, é possível reproduzir arquivos de áudio (MP3, WMA, AAC, eAAC e eAAC+) e vídeo (H.263, H.264, AVI, MPEG-4 e WMV) direto do seu cartão de memória com o recurso do tocador de música. Outra funcionalidade legal é que você pode acessar aos vídeos diretamente do YouTube. Para isso, recomenda-se uma conexão via Wi-Fi/WLAN.

Via Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 19:23h do dia 27/03/2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Nokia vai iniciar negociações de demissão no final de Abril.



Demissão de funcionários da Nokia


Reuters

Por Tarmo Virki e Jussi Rosendahl

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia vai começar a negociar substanciais demissões junto a seus funcionários, no final de abril, depois de fechar um acordo de parceria com a Microsoft, anunciou o grupo finlandês na quarta-feira.

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares pelo critério de volume, no mês passado anunciou uma reformulação de estratégia, abandonando sua plataforma de software e anunciando que usaria o Microsoft Windows Phone, o que prejudicou suas ações.

Os sindicatos finlandeses temem que a decisão possa custar milhares de empregos no país escandinavo.
Um porta-voz da Nokia informou que a empresa havia comunicado aos representantes dos funcionários na terça-feira que as negociações começariam "pelo final de abril."

Isso significa que qualquer anúncio de demissões deve vir depois da eleição finlandesa em 17 de abril.
Jorma Ollila, presidente do conselho da Nokia, disse ao diário finlandês Helsingin Sanomat que ainda não havia planos precisos para os cortes de custos.

"Trata-se de uma reestruturação mundial do nosso desenvolvimento de produtos; não se refere apenas à Finlândia", afirmou. "Não há nada no horizonte que seja especialmente horrível para a Finlândia, ou permita argumentar que a Finlândia não seria bem tratada", disse.

Os grandes acionistas da Nokia apoiam a nova estratégia para os smartphones, mas alguns deles estão impacientes quanto ao cronograma, disse Ollila.
"Conversamos com 20 a 30 dos acionistas mais importantes, e a mensagem deles é muito clara. Consideram que a estratégia é boa e que a decisão de adotar o Windows foi correta", teria dito Ollila.
"Mas não gostam da ideia de que estamos iniciando um período de reestruturação que pode durar 18 meses ou dois anos. É um prazo tão longo que alguns investidores não têm paciência para esperar", disse ao jornal, acrescentando que a cotação das ações da Nokia é "dolorosa para o conselho."

As ações da empresa caíram em quase 30 por cento desde o anúncio da parceria com a Microsoft, e mostravam queda de 0,5 por cento, cotadas a 5,885 euros, no começo do pregão.

Fonte UOL

Postado pelo Léo Symbian às 15:27h do dia 23/03/2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nokia alerta para escassez de celulares com terremoto no Japão.

 
Problemas com produção


DA REUTERS, EM HELSINKI
 
A Nokia, maior fabricante mundial de celulares em volume, afirmou que pode enfrentar escassez de alguns de seus produtos após o forte terremoto no Japão ter atingido sua cadeia de produção, mas disse que o impacto nos resultados financeiros será limitado.

"A Nokia espera certa ruptura na capacidade... de fornecimento de determinados produtos em decorrência da atualmente prevista escassez de componentes relevantes e matérias-primas provenientes do Japão", afirmou a empresa em comunicado, acrescentando que um cenário completo da situação ainda não está disponível.

Cerca de 12 por cento dos componentes utilizados pela Nokia são originários do Japão, mas este volume pode representar um percentual maior por conta de uma recente renegociação com fornecedores.

"A Nokia está numa situação bastante difícil dessa forma. O total de celulares que ela vende significa que está mais vulnerável a rompimentos inesperados por fornecimento de componentes do que as rivais", disse Ben Wood, chefe de pesquisa na CCS Insight. "Esta é a última coisa que a empresa precisa enquanto lida com a polêmica da nova estratégia anunciada por Stephen Elop".

No mês passado, Elop, o novo presidente-executivo da Nokia, apresentou uma nova estratégia de software para a companhia que vem lutando para driblar rivais, com foco em hardware e utilização de software da Microsoft.
 
Via BOL

Postado pelo Léo Symbian às 19:49h do dia 21/03/2011

Estratégia da Nokia para tablets pode excluir Microsoft.


 Tablets sem a Microsoft


Por Georgina Prodhan

LONDRES (Reuters) - A estratégia da Nokia para entrar no mercado de tablets pode não incluir a Microsoft, sua nova parceira no segmento de smartphones, de acordo com uma fonte a par do assunto.
A fabricante de smartphones finlandesa ainda está considerando suas opções para possíveis lançamentos de tablets, que incluem o MeeGo, plataforma sendo desenvolvida pela Nokia e pela Intel, afirmou a fonte.

A Nokia pretende lançar um tablet competitivo em vez de correr para entrar no mercado tardiamente. A empresa espera ter um produto diferenciado que possa ajudá-la em sua estratégia para outros aparelhos, incluindo televisores.

"Isso poderia envolver a Microsoft ou não", afirmou a fonte.

Antes de firmar a parceria com a Microsoft, a Nokia apostava no MeeGo para smartphones de alto padrão, como esforço para recuperar o território perdido para o iPhone da Apple e os aparelhos baseados no software do Google.

A Intel, que busca há tempos estabelecer uma posição no mercado de aparelhos sem fio, afirma estar procurando por novos parceiros.

Não se espera que a Microsoft tenha uma plataforma acabada para tablets antes do fim de 2012. Ela seria baseada no seu próximo sistema operacional para PCs, o Windows 8, e não no software para celulares Windows Phone.

Qualquer tablet da Nokia e da Microsoft empregaria o sistema operacional completo do Windows, não o Windows Phone.

Via UOL tecnologia

Postado pelo Léo Symbian às 19:47h do dia 21/03/2011

sábado, 19 de março de 2011

Apple lidera em receita e Nokia em volume de vendas, diz consultoria.


Nokia lidera em volume de vendas


Apesar de a Nokia ter registrado o maior volume unitário de vendas de smartphones no ano passado, a Apple foi a fabricante que obteve a receita mais expressiva com a comercialização desse tipo de telefonre celular. Mesmo assim, a fabricante finlandesa ficou em segundo lugar no ranking de vendas por receita, de acordo com dados da Strategy Analytics. O mercado mundial de smartphones totalizou receita de US$ 99 bilhões em 2010.

Ainda que lidere o mercado de smartphones em número de unidades, representando 16% dos aparelhos vendidos no ano passado, a Nokia respondeu por cerca de 20% da receita movimentada pela indústria nesse segmento.

A Apple, por sua vez, teve participação de 29% no faturamento global, enquanto que a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, respondeu por 15%, garantindo a terceira colocação no ranking de receita. A Samsung ficou em quarto, com 9%.

O estudo revela que apesar de ter representado somente 22% do número de celulares vendidos no ano passado, os smartphones foram responsáveis por mais de 50% da receita do setor.

Postado pelo Léo Symbian às 14:44h do dia 19/03/2011

Nokia já trabalha em smartphone com Windows Phone, diz CEO.


Nokia WP7


O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, afirmou nesta sexta-feira que o trabalho nos primeiros celulares inteligentes da companhia que serão equipados com o sistema da Microsoft já começou, após a parceria anunciada entre as empresas no mês passado.

Elop foi contratado no ano passado para salvar a Nokia da crescente perda de importância da empresa no segmento de preço mais alto do mercado de celulares e está sob imensa pressão para apresentar resultados com a parceria que implementou.

O executivo deixou a Microsoft em setembro para dirigir a Nokia e disse que não via motivos para as especulações de que a Microsoft poderia tentar adquirir a companhia finlandesa.

"Não estou ciente de qualquer interesse estratégico da Microsoft pelo restante de nossos negócios", afirmou. "Na medida em que a parceria que temos foi formada em torno da porção de nossas atividades que realmente os interessa, o que uma aquisição lhes daria a não ser um ano de investigações antitruste, atrasos e grandes dificuldades?", disse o executivo.

Cerca de metade das receitas da Nokia com celulares vem dos modelos mais básicos, que são populares nos mercados emergentes. A empresa vem enfrentando problemas para estabelecer sua marca nos Estados Unidos, especialmente depois que a Apple lançou o iPhone.

A Nokia também chegou a considerar uma parceria com o Google, mas rejeitou a ideia porque seria difícil diferenciar seus celulares da multidão de outros aparelhos equipados com o sistema operacional Android e fabricados por empresas como Samsung Electronics e HTC.

O presidente do conselho da Nokia anunciou que celulares Nokia equipados com o Windows chegariam ao mercado em 2012, embora Elop tenha dito que planeja produzir um modelo Windows ainda este ano.

"No momento já temos pessoas trabalhando nos primeiros celulares Nokia com o Windows Phone. O trabalho já está em curso. Se o cenário envolvesse uma aquisição, isso não seria possível", disse Elop.

O acordo entre Nokia e Microsoft ainda não concluído, e Elop disse que espera que isso aconteça dentro de dois meses.

Fonte Terra

Postado pelo Léo Symbian às 14:40h do dia 19/03/2011

Acionistas da Nokia enfrentarão mais problemas.


Acionistas da Nokia enfrentarão mais problemas

A caixa ainda trás o logotipo da Nokia, mas os investidores da empresa podem considerar que a semelhança para por aí.


A recente decisão da companhia finlandesa de abandonar sua plataforma de software, líder de mercado, e substitui-la pelo sistema operacional Windows Phone, que ainda não foi testado, causou queda de 29 por cento no preço de suas ações.

Mas nem mesmo essa queda drástica reflete o potencial efeito da nova estratégia da Nokia.
A velha Nokia era uma empresa de telefonia que oferecia software e serviços, mais parecida com a Apple, e essa combinação valia certo ágio para suas ações.

Mas a nova Nokia se concentrará em produzir o melhor hardware possível para a plataforma de software da Microsoft, a exemplo do que fazem fabricantes de computadores como a Dell e a Hewlett-Packard.

Se aplicarmos um múltiplo semelhante ao que a Dell desfruta sobre sua receita, as ações da Nokia teriam valor de 4,1 euros e não de 5,8 euros, a cotação que tinham na sexta-feira.
As ações da Nokia continuam a ser negociadas por cerca de 12 vezes a projeção anual de lucro da empresa, o que acompanha sua avaliação nos dois últimos anos, enquanto as fabricantes de computadores com as quais ela se tornará mais parecida estão cotadas a múltiplos bem inferiores a 10.

O analista Pierre Ferragu, da Sanford Bernstein, disse que as ações da Nokia não devem ser avaliadas por múltiplo superior a 10 ou 11 vezes o lucro da empresa, dadas as dúvidas quanto ao sucesso de sua decisão de abandonar seu próprio sistema operacional.

A Nokia mesma admitiu que optar pelo Windows Phone era uma aposta de risco, já que o sucesso da Apple e do Google tornou a situação mais difícil para os concorrentes.

'A plataforma Windows Phone é uma adição recente e ainda não comprovada ao mercado dos celulares inteligentes de alto preço, e no momento conta com adoção e projeção muito baixa entre os consumidores, se comparada às plataformas Android e Apple', afirmou a Nokia em seu balanço anual, divulgado na semana passada.

O trabalho nos primeiros celulares inteligentes Nokia com software Microsoft já começou, antes da conclusão do acordo entre as duas empresas, disse Stephen Elop, presidente-executivo da Nokia, à Reuters.

Além disso, nas próximas semanas e meses, a Nokia provavelmente vai enfrentar problemas de oferta de componentes eletrônicos para seus produtos por causa da crise vivida pelo Japão.

E complementando o quadro difícil, muitos analistas acreditam que a Nokia definiu metas não realistas para a mudança promovida em seu modelo de negócios e, com isso, a ação da empresa pode cair mesmo abaixo do valor de seus pares fabricantes de hardware.

'Quando as margens caem, os investidores tendem ao pânico', disse Tero Kuittinen, analista da MKM Partners.

A Nokia enfrenta uma difícil tarefa de tentar vender sua linha de produtos Symbian aos consumidores e operadoras em 2011 e 2012 antes da troca da plataforma pelo Windows Phone.

A companhia afirmou no mês passado que planeja vender 150 milhões de celulares Symbian antes de trocar a plataforma, mas analistas disseram que é improvável que a empresa atenda a meta e alertaram que as vendas de outros produtos da empresa também podem ser afetadas.

Via G1

Postado pelo Léo Symbian às 14:33h do dia 19/03/2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

[ DICA ] Blog Symbian Brazil em sua versão Mobile (visualização para celular).

Blog Symbian Brazil versão mobile


Para quem não sabe ainda, o pessoal do Google e responsáveis pelas atualizações das ferramentas do Blogger, adicionaram mais uma opção para os blogueiros do Blogspot, essa opção é ter os blogs visualizados no modo mobile, essa ferramentas ainda está em fase beta mas já dá para tirar um bom aproveito dela.

Essa ferramenta é válida para todos os blogs do Blogger sem seleção no painel de controle, é automática.

Como fazer essa visualização mobile?

Basta o visitante digitar o endereço do blog "http://xxxxxxxxxxx.blogspot.com/?m=1" e verá que a página ficou toda modificada para a visualização mobile. Esse "?m=1" é que vai deixar o blog na versão mobile.

Acima, detalhe no navegador Opera Mini.

Dica!

Para visitantes e membros do Blog Symbian Brazil, a dica é salvar todos os endereços do Blog em seus navegadores como favoritos ou marcadores. Como o Blog Symbian Brazil é composto por 5 Blogs, terão que adicionar os 5 endereços, já que na versão mobile não tem as Widgets de links.

Faça o teste!

Fica ae mais uma dica do Léo Symbian!

Postado pelo Léo Symbian às 22:09h do dia 17/03/2011

A Nokia devia ter escolhido Android, diz CEO da intel.

Nokiadroid?


"Pouco tempo depois do anúncio da parceria Nokia e Microsoft , o CEO da Intel, Paul Otellini, disse que a Nokia estaria melhor com o Android do que com o Windows Phone 7. Essa parceria deixava claro que a Nokia não iria mais investir no MeeGo sistema operacional mobile aberto baseado em Linux, desenvolvido pela Nokia em conjunto com a Intel. Meego era a grande aposta da Nokia para concorrer com os SO modernos como Android e iOS, e era baseado em outros dois SO Linux, o Maemo e o Moblin.

O detalhe é que o Meego continua sendo a grande aposta da Intel para entrar no mercado mobile. Hoje em dia as CPUs dos celulares são todas baseadas na tecnologia ARM. Portanto, a declaração do CEO da Intel é um tanto polarizada, vinda de alguém que ainda esta sentido o gosto amargo da notícia.

Obviamente a Nokia discorda da Intel. Além das vantagens mercadológicas da parceria com a Microsoft, esta última pagou mais de 1bilhão de dólares para que a parceira ocorrer.

A Nokia tem muito a lucrar com a parceira, tendo uma empresa gigantesca com presença mundial, inclusive nos EUA onde a Nokia tem presenta ínfima, será um grande boost nas vendas da Nokia. E a Microsoft ganha uma fabricante de peso para vender o seu novo sistema operacional mobile que está tendo forte dificuldade de emplacar no mercado."

Via Blog Android

Postado pelo Léo Symbian às 15:34h do dia 17/03/2011

[ MODIFICAÇÃO ] NullOperator: Anula a inicialização e finalização das operadoras (Symbian S60v3).


NullOperator


Dois arquivos em *sis para S60v3 que anula a inicialização e finalização da operadoras móveis. Essas personalizações das operadoras inicia-se após a inicialização da Nokia e antes de desligar o smartphone.

Instalação:
- Precisa ter o celular hackeado.
- Baixe o arquivo.
- Instale somente na memória do celular.
- Não precisa reiniciar o seu Symbian.
- Aproveite e fique livre dessas personalizações.

Arquivo criado para Nokia N95 que também foi aceito no Nokia E63 e Nokia E71. Esperimente no no seu Symbian S60v3.




Postado pelo Léo Symbian às 15:26h do dia 17/03/2011.

terça-feira, 15 de março de 2011

Nokia Qt Mobility v.1.1.1 Signed para o Nokia Qt v.4.7.2 (mais uma API para o Nokia Qt).

Qt Mobility


Qt Mobility é mais uma API para o Nokia Qt. Essa API não está inclusa no arquivo Nokia Qt v.4.7.2 oficial. 

Qt é um projeto de mobilidade que fornece um conjunto de novas APIs para o Qt com características que são bem conhecidas do mundo dispositivo móvel, nos telefones particulares. No entanto, essas APIs permitem que o desenvolvedor use esses recursos com facilidade a partir de um quadro e aplicá-los para celulares, netbooks e computadores pessoais móveis. O quadro melhora muitos aspectos de uma experiência móvel, essa melhora é a utilização destas tecnologias, mas tem aplicabilidade além da arena do dispositivo móvel.

Qt Mobility é para S60v5 e S^3.



Postado pelo Léo Symbian às 18:02h do dia 15/03/2011.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Nokia e TeleListas.net fazem parceria de conteúdo para o Ovi Maps.


Parceria TeleListas para Ovi Maps

Usuários poderão encontrar um milhão e duzentos mil restaurantes, hotéis ou bares com a ferramenta.

A Nokia e o TeleListas.net firmam aliança de conteúdo para o Ovi Maps, site e aplicativo móvel de mapas. A base com informações para a criação da ferramenta é fornecida pelo TeleListas.net. Será possível encontrar um milhão e duzentos mil pontos de interesse nas categorias entretenimento e turismo.

A diretora de novos negócios do TeleListas.net, Yanira Nasser, esclarece que o modelo de negócios ainda está em definição: se a remuneração acontecerá mensalmente ou por quantidade de cliques. No segundo semestre as empresas deverão formatar uma venda para “prime places”, de forma que os interessados aparecerão com mais destaque numa busca, com fotos e mais informações. “Também é possível conferir avaliações dos locais e quantos internautas já ‘curtiram’ o estabelecimento”.

Ela não acha que este aplicativo concorrerá com o Google Maps, cuja base também é fornecida pelo Telelistas.net, que tem cerca de 15 milhões de visitas mensais, com uma base com mais de 30 milhões de telefones e informações. Sua versão móvel, o m.telelistas.net registrou mais de 160 mil pageviews no último mês e o aplicativo gratuito TeleListas.net Mobile já teve mais de 40 mil downloads na Apple Store.
A parceria entre as companhias fornecerá informações de todo o País, foi fechada em dezembro, porém ainda estão rodando a versão beta, sem definição de data para por no ar o sistema definitivo.

Fonte: www.ipnews.com.br

Postado pelo Léo Symbian às 22:16h do dia 14/03/2011

Nokia: celulares com Windows Phone, só em 2013.


Windows Phone 7 só em 2013


"RIO - Num documento enviado ao governo americano, a Nokia admitiu que seu acordo com a Microsoft ainda está terminando de ser costurado, e que há várias coisas a definir. No documento, a empresa finlandesa derruba as especulações sobre o possível uso do Windows Phone em seus celulares este ano ou em 2012, dizendo que vai levar pelo menos até 2013 para que o sistema se torne a principal plataforma dos aparelhos.

As duas gigantes vão tentar, até o ano que vem, entoar o canto da sereia para os mais de 200 milhões de usuários do Symbian (o sistema original da Nokia), a fim de atraí-los para o software da Microsoft.

Segundo o documento, o Office estará nos futuros telefones Nokia, bem como o Silverlight. E a Nokia afirma que terá uma nova estrutura operacional funcionando a partir do próximo 1 de abril."

Via G1

Postado pelo Léo Symbian às 22:09h do dia 14/03/2011

sábado, 12 de março de 2011

*EXCLUSIVO* Nova área disponível para usuários Symbian ^ 3.

Symbian Brazil Exclusive


Nova área no Blog aberta para amantes do Symbian ^ 3, para quem quiser baixar inicialmente os grandes games para a plataforma, aproveitem a grande atualização na área.

A área exclusiva para S^3 passará por constantes atualizações diárias, hoje só consegui postar os games, amanhã (13/03/2011), os aplicativos e etc.

Segue o link para que quiser dá uma olhadinha e usufruir do novo serviço by Léo Symbian.


Postado pelo Léo Symbian às 19:46h do dia 12/03/2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Angry Birds no Nokia Talk.

Angry Birds no Nokia Talk

Os Angry Birds pousaram no #NokiaTalk! Pois é, o pessoal que criou o jogo passou por lá e deixou o público presente com vontade de ter moletons fofinhos que eles estavam usando – com as carinhas dos passarinhos irritados. Antes que alguém pergunte, os agasalhos estarão disponíveis para venda na próxima semana no site do jogo.

Quem apresentou as novidades no encontro foi o Peter Vesterbacka, o “Mighty Eagle” da Rovio, responsável pelo jogo de celular provavelmente mais famoso desde o Snake (lembra?). Uma delas foi que a empresa recebeu US$ 42 milhões em uma rodada de investimento de empresas como a Accel Partners y Atomico Ventures para o crescimento de projetos. É, com essa bolada, acho que os passarinhos vão ficar mais sorridentes, hein?

Entre uma conversa e outra, Peter insistiu que o Angry Birds foi o jogo número 52 que desenvolveram e estão focados agora apenas nessa franquia.”Você tem que construir o público”, diz. Os donos dos passarinhos dizem que, apesar de terem muitas celebridades fãs do jogo, todos os usuários são igualmente importantes.

A empresa que tinha 12 funcionários no ano passado passou a ter 50 e a meta é fechar esse ano com 200. Além do jogo virtual, eles lançaram recentemente joguinhos de brinquedo e trabalham na criação de desenhos para camisetas e pretendem entrar na área de animação e quadrinhos.

Para os participantes do #NokiaTalk, deixaram um presente exclusivo. É a nova versão da música tema do jogo interpretado por Sergio Mendes para a versão “Rio” do jogo, que acompanhará o próximo filme da FOX. O jogo trará as aves enfurecidas para o Brasil, onde elas vão lutar contra uma cacatua do mal. Já entre no clima com a música no vídeo abaixo.


Via Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 22:22h do dia 11/03/2011

CEO da Nokia ganhou US$ 6 milhões para deixar Microsoft.



U$$ 6 milhões para deixar a MS


O “passe” de Stephen Elop custou à fabricante finlandesa de celulares Nokia mais de US$ 6 milhões.

A informação consta em documento divulgado pela companhia nessa sexta-feira, 11.

Segundo a agência Reuters, Elop, que trabalhava como presidente da divisão de negócios da Microsoft até setembro do ano passado, já ganhou US$ 3,18 milhões em outubro de 2010 e deverá receber mais US$ 3 milhões em outubro deste ano, como compensação pela saída da MS.

O salário bruto total de Elop é de € 1,05 milhão (US$ 1,45 milhão), pouco abaixo de seu predecessor Olli-Pekka Kallasvuo, cujo salário-base era de cerca de € 1,18 milhão (US$ 1,63 milhão), em 2009.

Os detalhes constam em documento encaminhado ao órgão regulador dos mercados norte-americanos Scurities and Exchange Commission (SEC).

No início do ano, Elop dividiu o palco com Steve Ballmer, CEO da Microsoft, para anunciar uma nova parceria entre as duas empresas na qual a Nokia embarcará o Windows Mobile nos seus celulares inteligentes.

A medida causou polêmica pois envolve a descontinuação da plataforma MeeGo, que era desenvolvida pela Nokia em parceria com outras empresas, e também o enfraquecimento do Symbiam.

Quando anunciada, a medida foi tratada pelos CEOs das empresas como uma forma de competir no mercado mobile, que tem hoje players emergentes a Apple, com o iPhone, e o Google, com o Android.

Desde o lançamento do iPHone, a Nokia tem perdido posições no ranking de mercado, apesar de seguir na liderança entre os fabricantes (de hardware) e desenvolvedores (de software) de celulares.

Via Baguete Notícias e negócios

Postado pelo Léo Symbian às 22:10h do dia 11/03/2011

Nokia pagará US$ 6 milhões a presidente da empresa.


Nokia e os U$$

Pagamento é compensação por Stephen Elop ter deixado Microsoft.
Empresa é a maior fabricante de celulares do mundo.

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, vai pagar a seu novo presidente-executivo, Stephen Elop, mais de US$ 6 milhões por ele ter deixado a Microsoft em setembro passado para ingressar na empresa finlandesa, segundo documento divulgado pela companhia nesta sexta-feira (11).

Presidente da Nokia, Stephen Elop, em anúncio de
parceria com a Microsoft (Foto: Leon Neal/AFP)

Como compensação pela mudança, a Nokia pagou a Elop em outubro 2,3 milhões de euros (US$ 3,18 milhões) e vai pagar mais US$ 3 milhões em outubro deste ano, segundo documento encaminhado ao órgão regulador dos mercados norte-americanos Scurities and Exchange Commission (SEC).

O salário bruto total de Elop é de 1,05 milhão de euros, pouco abaixo de seu predecessor Olli-Pekka Kallasvuo, cujo salário era de cerca de 1,18 milhão de euros em 2009.

Fonte G1

Postado pelo Léo Symbian às 22:01h do dia 11/03/2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Nokia: Symbian sobreviverá enquanto continuar lucrativo.


Nokia e Symbian

A Nokia anunciou que continuará produzindo celulares com Symbian pelo menos até além de 2012. Apesar da companhia estar migrando para o Windows Phone, o CFO da Nokia, Timo Ihamoutila, disse que o Symbian sobreviverá enquanto ainda mantiver uma "boa margem de lucro."


Tanto proprietários quanto investidores estavam preocupados pensando que a Nokia cortaria abruptamente a produção dos celulares com Symbian, limitando o sistema a telefones básicos.
O primeiro Windows Phone da Nokia deve chegar ao mercado no final de 2011 e deve aposentar o Symbian no mercado de smartphones top de linha. 

Fonte new.adrenaline.com.br

Postado pelo Léo Symbian às 15:58h do dia 10/03/2011

Samsung atrai desenvolvedores do Symbian para seu sistema.


 Samsung

DA REUTERS, EM SEUL E HELSINQUE


A Samsung está tentando atrair desenvolvedores de software que trabalham com o sistema operacional Symbian, da Nokia, para sua própria plataforma.

A Nokia anunciou no mês passado que vai substituir o Symbian pelo sistema Windows Phone, da Microsoft, para enfrentar a concorrência da Apple e do Google no mercado de celulares inteligentes e computadores tablet.

"Se você é um desenvolvedor Symbian insatisfeito com os recentes anúncios da Nokia e está buscando uma nova plataforma para mostrar seu talento, estamos dizendo 'Olá!' e 'bem-vindo ao bada'", afirma uma mensagem publicada por um desenvolvedor da Samsung na internet e que foi citada pela mídia on-line.

"Se você é novo no desenvolvimento bada ou está migrando seu aplicativo do Symbian, gostaríamos de recebê-lo."

O bada é o sistema operacional da Samsung voltado para o mercado de smartphones nos segmentos de baixo e médio custos. No mercado de celulares inteligentes, a Samsung está promovendo a linha de aparelhos Galaxy S para rivalizar com o iPhone, da Apple.

A Samsung, segunda maior fabricante de celulares do mundo atrás da Nokia, confirmou que a mensagem foi enviada a um grupo de engenheiros na Índia, mas informou que não iniciou estratégia de contratação de profissionais da Nokia.

Google e Skype já disseram abertamente que estão interessados em conquistar talentos finlandeses de engenharia que estão buscando novos empregos após o anúncio da Nokia.

Mais cedo, nesta semana, a Nokia começou a discutir sua nova estratégia com funcionários finlandeses, algo que sindicatos temem que possa custar mais de 5.000 empregos no país nórdico, muitos dos quais engenheiros que trabalham com o Symbian.

"Há similaridades claras entre o Symbian e o bada para desenvolvedores", disse o analista Geoff Blaber, da consultoria britânica CSS Insight.

"[A decisão da Nokia sobre o Symbian] é uma oportunidade para captura de desenvolvedores para o bada. Com o Android dominando o desenvolvimento para smartphones mais baratos, o bada parece uma alternativa cada vez mais atraente se puder acelerar seu movimento para baixo na curva de preços de modo a preencher o vácuo do Symbian", disse Blaber.

A plataforma bada está no centro da estratégia da Samsung para aumentar sua participação no mercado de smartphones, desenvolver uma nova fonte de receitas com a Samsung App Store e criar sinergias com outras áreas da empresa, como televisores, em que a empresa detém liderança mundial.

Fonte BOL

Postado pelo Léo Symbian às 15:51h do dia 10/03/2011

quarta-feira, 9 de março de 2011

Nokia: o acordo de um bilhão de dólares com a Microsoft.

 
Windows Phone 7 que vale 1 bilhão
 
Conforme relatado pelo Bloomberg Business Week, a Microsoft irá pagar à Nokia mais de 1 bilhão de dólares em cinco anos para promover e desenvolver smartphones com base em seu sistema operacional Windows Phone 7.

Na parceria entre as duas empresas, a Nokia pagará uma receita para a Microsoft por cada cópia do Windows Phone 7 utilizada em seus smartphones, custos que serão compensados pela empresa finlandesa com pesquisa e desenvolvimento do software.
 
Nokia concept com Windows Phone 7
Nokia concept com Windows Phone 7
 
Além disso, segundo fontes, o acordo para o pagamento desse montante teria sido oferecido pela Microsoft para garantir que a Nokia não optasse pelo sistema operacional Google Android.

A Nokia, optando por celulares Windows Phones ao invés do Android também pela baixa quantidade de smartphones com esse sistema a venda, o que lhes daria uma vantagem competitiva.

O acordo prevê também a oportunidade da Microsoft usar patentes da Nokia.

Fonte tudocelular.com

Postado pelo Léo Symbian às 22:30h do dia 09/03/2011

domingo, 6 de março de 2011

Nokia N8 e C6 – quanto mais verde melhor.

Nokia N8 e C6


Que a repercussão da incrível capacidade de câmera e vídeo do Nokia N8 foi grande, ninguém discute. Mas, além de todas as características que exaltam o aparelho, nem todo mundo sabe que o Nokia N8 destaca-se também por ser um dos modelos “verdes” da gigante finlandesa, motivo pelo qual figura no Top 10 gadgets do Prêmio GreenBest deste ano.

Motivo? Todos os componentes do smartphone podem ser reciclados ou recuperados, além de disponibilizar o modo para economia de energia, trazer lembretes para o usuário desconectar o carregador da tomada quando a carga estiver completa e possuir embalagem 100% reciclável. Por essa razão, o aparelho é um forte candidato a ganhar o prêmio, que terá seu resultado divulgado no dia 17 de maio.

E você também pode votar, é só entrar aqui. O GreenBest é o primeiro prêmio de consumo e iniciativas sustentáveis com abrangência nacional e que elege os vencedores de diversas áreas e setores que investem em sustentabilidade por meio de votação popular e de um júri especializado, batizado de Academia GreenBest. Os votos são auditados pela Ernst & Young Terco.

Nokia C6 é ainda mais sustentável


As notícias boas não param com o Nokia N8. O Nokia C6 foi considerado o mais ecológico entre os celulares em uma avaliação do GoodGuide que analisa produtos por seu impacto social e ambiental. A análise foi feita com 596 celulares de 16 fabricantes diferentes, considerando o impacto social, na saúde e no meio ambiente, levando em conta a eficiência energética dos carregadores, materiais econológicos, o ciclo de produção, os programas de reciclagem e outros fatores.

Saiba mais sobre as características verde do Nokia N8, Nokia C6 e outros aparelhos no site da Nokia.

Via Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 23:46h do dia 06/03/2011

Nokia Qt v.4.7.2 S60v3/v5/S^3 SymbianOS 9.x Signed "Update".



Nokia Qt Update


Nokia Qt é uma multi-plataforma de aplicativos e estrutura da interface que permite aos desenvolvedores
escrever aplicativos uma vez e implantá-los em toda a área de trabalho e muitos sistemas operacionais
incorporados sem reescrever o código fonte. Nova versão do Qt características QML, uma nova linguagem
de programação avançada declarativa com melhorias significativas de desempenho.

A Nokia lançou hoje o Qt 4.7.2, a versão mais recente do aplicativo multi-plataforma e estrutura da interface.

fluidlauncher.sis
md5sums.txt
qmlviewer.sis
qt.sis
qt_demos.sis
qt_installer.sis
qt_selfsigned.sis
qtwebkit.sis
qtwebkit_selfsigned.sis

Agora no meu HD virtual



Postado pelo Léo Symbian às 23:43h do dia 06/03/2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Navegador Ovi Beta para celulares S40 já está disponível.


Navegador Ovi Beta para celulares S40 já está disponível


Os usuários de aparelhos Nokia S40 como o Nokia C3, por exemplo, ficarão felizes ao saber que sua experiência com navegadores será ainda melhor. A última versão beta do Ovi browser traz uma forma mais rápida, rica e agradável para pesquisa de conteúdo na internet direto do celular.

Após baixar o novo navegador, você perceberá que a página inicial tem um visual mais colorido com uma coleção de links populares específicos para cada País que dão acesso a um clique para sites como Twitter, Orkut, IMDB, Yahoo!, Amazon entre outros. Apesar de compatível com 85 idiomas, por enquanto o browser possui páginas locais para Índia, Indonésia, Rússia e China. Usuários de outros países como o Brasil terão links globais em sua primeira página.

A principal novidade é o acesso às páginas da internet que é feito por meio de um servidor Proxy que reduz em até 90% o tempo de acesso. As inovações para os celulares S40 fazem parte da estratégia anunciada em 11 de fevereiro que também prevê oferecer aparelhos para o próximo bilhão de usuários.

Se você possui um celular S40, baixe agora o novo navegador na Ovi Loja.

Via Blog Nokia

Postado pelo Léo Symbian às 01:18h do dia 02/03/2011

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil