Sejam bem vindos!


Sejam bem vindos ao Blog Symbian Brazil!

Aqui vocês encontrarão as novidades do mundo Symbian, dicas, modificações, games, temas e os aplicativos mais comentados e baixados da web em um único lugar. Aproveite e deixe o seu Symbian com a sua cara!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Nokia N950 com câmera de 12 megapixels aparece no FCC dos Estados Unidos.


N950

O catálogo de telefones da Nokia está prestes a ganhar um novo integrante. A empresa finlandesa está desenvolvendo um sucessor para o N900. As informações acerca do Nokia N950 ainda são escassas, mas, pelo pouco que se sabe, podemos afirmar que o smartphone será uma excelente opção com MeeGo - isso, é claro, se a Nokia resolver lançá-lo no mercado.

Anatomia de um Nokia N950  (Foto: Divulgação) 
Anatomia de um Nokia N950 (Foto: Divulgação)

A olho nu, o Nokia N950 não será muito diferente de seu antecessor, mas podemos notar algumas mudanças na parte interna. A principal delas é a câmera de 12 megapixels encontrada em um protótipo do N950 no FCC, um evento sobre comunicação que acontece nos Estados Unidos. Em seu modelo anterior, o N900, a câmera é de apenas 5 megapixels.

O Nokia N950 também é ligeiramente maior que seu irmão mais velho. A tela é em LCD de 4 polegadas (contra 3,9” em AMOLED do N900) e tem resolução de 854 x 480 pixels, exatamente a mesma do seu antecessor.

Informações importantes, como processador e memória, ainda não foram divulgadas. Sabe-se, porém, que o smartphone será equipado com Bluetooth 2.1, Wi-Fi, GPS, NFC e bateria de 1320 mAh - contra 1450 mAh do Nokia N900. O sistema operacional, como já dito, será o MeeGo.

Se você ficou interessado, não se anime muito. Devido ao baixo retorno do N900, circula o boato de que a Nokia deve fabricar apenas algumas poucas unidades do N950 e distribui-lo para os desenvolvedores do MeeGo. Se o rumor estiver certo, resta torcer para que a empresa mude de ideia e lance o Nokia N950 no disputado mercado de smartphones.

Via: Engadget

Postado pelo Léo Symbian às 00:50h do dia 28/06/2011

Vazam fotos do Nokia N5 com Symbian Anna.


Nokia N5

E parece que a Nokia está em alta nas últimas semanas, desta vez vazaram fotos de mais um celular Nokia, possivelmente ele seja o Nokia N5 e ao que tudo indica ele roda o sistema Symbian Anna. Isso prova mais uma vez que não dá para acreditar no que a Nokia diz, já que foi dito anteriormente que o Nokia N8 seria o último NSeries com Symbian dando espaço para o Windows Phone 7 ou o MeeGo, como aconteceu no Nokia N9. 





Segundo ao que tudo indica a Nokia iria produzir uma séries de aparelhos middle-end que seria seguido por um Nokia N6 e depois N7. Mais uma vez a Nokia se contradiz já que a série N sempre foi dedicadas para aparelhos High-ends como o Nokia N8 - review aqui.  O Nokia N5 ao que tudo indica realmente tem um hardware mediano: Tela touch de 3,2″, 3 botões físicos na parte frontal (menu, receber e finalizar chamadas) além da câmera de 5Mpx com flash LED.

Se repararem bem na carcaça e no visual do aparelho ele está mais para uma atualização da linha X (5230, 5530, 5800, etc) como é apenas um rumor e a unidade que colocaram as mão é um protótipo eles podem estar errados na nomenclatura do modelo. Obviamente como se trata de um aparelho “vazado” ainda não há previsão de data sobre o lançamento e sinceramente como estamos falando da Nokia duvido que seja para esse ano. Abaixo algumas fotos do Nokia N5.

Via TekMobile

Postado pelo Léo Symbian às 00:47h do dia 28/06/2011

Nokia N950 é oficial, mas só para desenvolvedores.


Nokia N950

Esqueça um pouco o que você ouviu dizer sobre o Nokia N9 ser o único smartphone com MeeGo. E aqui temos duas notícias para os fãs da Nokia, uma boa e a outra, nem tanto. A boa notícia: temos outro smartphone da empresa finlandesa com o sistema MeeGo (e você vai conhecer ele agora), o Nokia N950. A má notícia? Ele é destinado aos desenvolvedores, ou seja, ele tende a ficar longe de nós, meros mortais.

Nokia N950 (Foto: Divulgação) 
Nokia N950 (Foto: Divulgação)

Falando um pouco das características desse modelo. O Nokia N950 é visualmente muito parecido com o recém-lançado Nokia N9, com uma grande diferença: um teclado QWERTY físico em formato slide-out, bem no estilo do Nokia N900. Outra diferença, mas bem mais discreta, está na sua tela: o N950 possui uma tela TFT de 4 polegadas, enquanto que o N9 conta com uma tela AMOLED de 3,9 polegadas.

Nokia N950 dissecado (Foto: Divulgação) 
Nokia N950 dissecado (Foto: Divulgação)

O Nokia N950 é um modelo feito para resistir à quedas e leves pancadas, pois utiliza em sua construção alumínio anodizado de alta qualidade, enquanto que o N9 é envolto em policarbonato. A câmera do N950 possui a mesma resolução que a do N9 (8 megapixels), com a diferença que o N9 conta com as competentes lentes Carl Zeiss (não há menção de qual lente e/ou tecnologia de câmera que o N950 vai utilizar, mas também não há menção da utilização das lentes Carl Zeiss). Por fim, o N950 não possui suporte ao NFC, e possui uma bateria menor, de 1.320 mAh.

Nokia N950 (Foto: Divulgação) 
Nokia N950 (Foto: Divulgação)

O telefone será oferecido com um kit de desenvolvimento de aplicativos, que poderá ser solicitado pelos desenvolvedores registrados até o dia 31 de julho. Para solicitar o aparelho, você precisa ser um desenvolvedor qualificado pela Nokia, que já publicou aplicativos na Ovi Store, ou começou a desenvolver aplicativos usando o Qt. Resumindo: os fanáticos pela Nokia dificilmente vão colocar as mãos nesse aparelho.

Via Electrig Pig e TechTudo

Postado pelo Léo Symbian às 00:26h do dia 28/06/2011

domingo, 26 de junho de 2011

O Blog Symbian Brazil hoje chegou a marca dos 5.000 posts (26/06/2011).

5.000 posts do SymbianBrazil



Muita gente na vida enxerga o número 5.000 com uma meta especial. 5.000 membros, 5.000 visitas e muito mais...

Depois dos 4.000 posts que foram atingidos no mês de Abril, hoje através de muito trabalho o Blog atingiu a marca dos 5.000 posts (26/06/2011 às 00:30h).


1.000 posts em menos de 3 meses!

O Blog SymbianBrazil chega aos 5.000 posts com muita informação, downloads de games, aplicativos, temas, dicas e etc, com um pique em que eu mesmo fico surpreso a cada dia, as visitas no Brasil passam das 500 mil.

O Blog SymbianBrazil foi criado humildemente no dia 18/01/2009. O primeiro post foi um game, após, foram postados no dia 19/01/2009 aplicativos, informações no mundo Symbians e temas.

Eu não ganho a minha vida com o Blog e ainda não formalizei nada sobre contribuição para o Blog. Faço isso pelo prazer de ver as pessoas (usuários) visitando sempre e usufruindo do serviço prestado.

Acredito que daqui para frente a minha meta será 6.000 posts em menos de 1 ano ou meses como esse atingido, com muita vontade e com a ajuda de todos vocês que visitam o Blog, ele vai crescer e muito. O Blog foi crescendo naturalmente e hoje quando se busca algo no Google, o Blog está lá, mesmo que não seja na primeira página, mas está lá.

Muito obrigado pelas visitas, sendo assíduas ou não.

Para quem é seguidor do Blog, seja um membro, ficarei muito contente e grato pelo reconhecimento do trabalho

O Blog SymbianBrazil possui links para DOWNLOADS onde você encontra aplicativos, games e temas. No Blog principal temos informações, dicas, MODOS, tutoriais, downloads e etc.

Para quem quiser elogiar, criticar, pedir ajuda utilize as ferramentas de e-mail e até do twitter!

Mais uma vez agradeço de coração!

Abraços do Léo Symbian.

A força de todos vocês é a minha força para se dedicar no Blog!

Postado pelo Léo Symbian às 00:30h do dia 26/06/2011

Nokia N9 será o último MeeGo, mas rodará aplicativos Android.


Nokia N9 rodando Android

O ciclo do sistema operacional MeeGo nos aparelhos da Nokia chega ao seu fim com o recém apresentado Nokia N9. Quem confirma isso é a própria fabricante finlandesa, através de um comunicado do seu CEO, Stephen Elop. A notícia põe fim aos rumores e especulações que eventualmente a Nokia poderia utilizar o MeeGo em aparelhos intermediários, ou que se posicionariam um degrau abaixo dos smartphones com Windows Phone 7, em uma escala de desenvolvimento.

Nokia N9 (Foto: Divulgação) 
Nokia N9 (Foto: Divulgação)

Segundo declaração de Elop, "mesmo que as vendas do N9 sejam um sucesso, a Nokia não tem a intensão de voltar a utilizar o sistema operacional Meego em seus smartphones". Essa declaração foi feita para o site finlandês Talouselama, que publicou também uma declaração de Jussi Mäkinen, gerente de produtos da Nokia, que comentou na sua conta do Twitter a declaração de Elop sobre o N9 ser o último telefone da Nokia com MeeGo: "as inovações no design, interface de usuário e experiência de desenvolvimento em Qt podem estar presentes de diversas maneiras em outros produtos da Nokia".
Porém, isso não significa que o N9 vai se tornar apenas o retrato do último suspiro do MeeGo. A ideia é que o aparelho também execute aplicativos Android, através do aplicativo Alien Dalvik, ampliando de forma considerável as possibilidades do aparelho. O aplicativo pode utilizar as características de hardware do N9, realizando a integração dos dois sistemas para rodar os aplicativos Android.

Via TechTudo

Postado pelo Léo Symbian às 00:20h do dia 26/06/2011

Diferenças entre telas Resistivas e Capacitivas.


Diferenças entre telas Resistivas e Capacitivas


Atualmente, existe uma porção de celulares com telas comandadas pelo toque e, com tantas opções, escolher um novo celular pode ser uma tarefa muito difícil. Esse post explicativo pode ajudar a decidir qual tipo de tela é mais adequada para cada um.

As telas resistivas são utilizadas há muito tempo na indústria de automação, em interfaces homem-máquina (IHM). São utilizadas, principalmente, por seu preço relativamente baixo em relação as outras tecnologias existentes. As telas capacitivas ganharam notoriedade por seu uso no iPhone, porém são utilizadas em alguns projetos de automação. É bem mais caro, e tem restrições à temperatura do ambiente, porém são mais precisas.

Telas Resistivas são compostas por várias camadas de material e, entre estas camadas, duas camadas de material condutor de eletricidade. Conforme pressionamos a tela, estes materiais fazem contato e, através do conceito de divisor de tensão, podemos saber a sua posição em coordenadas X-Y. Telas mais recentes também conseguem sentir a intensidade do toque e, assim, saber se o objeto que a está tocando é uma Stylus ou um dedo.

resistive

Uma tela resistiva oferece entre 75% a 85% de precisão e sempre necessitam ser calibradas, por causa do desgaste do material, o que acaba mudando a tensão de referência. São as telas mais baratas do mercado.
Já as Telas Capacitivas funcionam de uma maneira diferente: o material da mesma (normalmente um óxido fraco) é alimentado com uma pequena tensão, de modo a acumular energia (efeito conhecido como capacitância). O nosso corpo também é um capacitor, e quando em contato com a superfície, retira alguns elétrons da mesma (ou doa), assim sendo detectada a posição do toque. Como a mesma trabalha com troca de elétrons, canetas Stylus normais não funcionam, somente os dedos ou canetas especiais (em contraste com a resistiva, onde qualquer objeto é capaz de fazer as duas camadas condutoras se tocarem). A precisão deste tipo de tela é praticamente 100%, ela é de alta durabilidade, mas não pode trabalhar em ambientes muito frios ou quentes. Começou a aparecer no iPhone e a sua interface revolucionária, a qual não funcionaria se não fosse este tipo de tela.

capacitive

Tem quem prefira as telas Resistivas, que podem ser combinadas com uma caneta stylus, mas não são tão práticas. Outros preferem as Capacitivas, por quase inutilizar totalmente as canetinhas, sendo usado somente o dedo para operar o telefone. Mas a tendencia é que as telas Capacitivas sejam a tecnologia padrão dos futuros aparelhos, já que as Resistivas já estão muito defasadas.
Espero que isso ajude vocês a se decidirem na hora de comprar um novo telefone touchscreen.

Postado pelo Léo Symbian às 00:11h do dia 26/06/2011

Presidente da Nokia Stephen Elop apresentou 1º celular com Windows em Video.


WP7


Em um vídeo publicado pelo site húngaro "Technet", o presidente da Nokia, Stephen Elop, mostra o que seria o primeiro smartphone da companhia com a plataforma Windows Phone, da Microsoft.

Chamado de “Sea Ray”, o aparelho é similar ao Nokia N9, apresentado recentemente e que roda o sistema MeeGo. A diferença, segundo Elop, está em um botão extra no lado do smartphone. Conforme o vídeo, o aparelho vem com câmera de 8 megapixels e usa a versão Mango do sistema operacional para celulares da Microsoft.

Neste mês, Elop confirmou em um evento que a Nokia vai lançar seu primeiro smartphone com Windows Phone ainda este ano. Ele afirmou ainda que a companhia vai produzir "um volume considerável" de aparelhos com WP7 a partir de 2012.

No início de 2011, a Nokia anunciou que iria abandonar o seu sistema operacional para smartphones para adotar o software da Microsoft, em uma aliança destinada a reforçar a presença de ambas as empresas no mercado de celulares.

À época, a companhia finlandesa revelou que adotará o Windows Phone como principal sistema operacional e deixará em segundo plano o MeeGo, sua plataforma própria. A parceria estratégica entre Nokia e Microsoft tenta recuperar a parcela de mercado conquistada pelos concorrentes Google e Apple.

Postado pelo Léo Symbian às 00:08h do dia 26/06/2011

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vídeo mostra como funciona a lente Carl Zeiss do Nokia N8.


Câmera Nokia N8


Uma coisa que todo mundo que acompanha os produtos de tecnologia sabe é que a câmera do Nokia N8 é a melhor câmera que um dispositivo móvel pode ter. E não falamos isso apenas por causa do seu sensor de 12 megapixels, valor esse que é elevado para um smartphone.

O grande diferencial da câmera do Nokia N8 está em apenas duas palavras: Carl Zeiss. A decisão da Nokia em utilizar lentes existentes em câmeras fotográficas foi a mais acertada possível, pois os resultados das fotos obtidas pelo smartphone da empresa finlandesa são excelentes, e com a boa utilização dos filtros e efeitos de imagens já presentes no próprio celular, o usuário pode obter resultados de imagens muito competentes, fazendo com que um fotógrafo amador capture imagens com uma sensibilidade próxima ao de um profissional.

O segredo do sucesso da câmera do N8 é a combinação de sua lente de vidro, um grande sensor as lentes Tessar de 4 elementos da Carl Zeiss, que formam um conjunto praticamente imbatível na captura de imagens. Além disso, a parceria entre Nokia e Carl Zeiss resultou em uma câmera que pode resistir aos efeitos normais de uso, como riscos e pancadas, fazendo com que a câmera produza imagens sem distorção e com detalhes finos durante muitos anos de uso, podendo utilizar a câmera do N8 até para confecção de pôsters.

E com a futura atualização que permite que a câmera grave vídeos em 720p a 30 FPS (saindo dos 25 FPS atuais) com foco automático, as chances do Nokia N8 deixar a sua atual câmera point and shoot na gaveta do seu escritório são ainda maiores. Abaixo, temos um vídeo que mostra todo o poder de captação de imagens em dispositivos móveis oferecido pela parceria da Nokia com a Carl Zeiss.



Via Techtudo

Postado pelo Léo Symbian às 01:18h do dia 22/06/2011

Nokia N9 é confirmado oficialmente: smartphone conta com tela de 3,9 polegadas e NFC.


Nokia N9


Como já esperado pelos rumores e vazamentos de imagens, a Nokia apresentou em Cingapura nesta terça-feira (21) o novo N9, segundo smartphone da companhia com o sistema operacional MeeGo. Além da plataforma, o aparelho conta como atrativo uma grande tela, tecnologia de pagamento pelo próprio celular e melhorias na qualidade de som pelo fone de ouvido.

As tecnologias Dolby Headphone e Dolby Digital Plus estão sendo utilizadas pela primeira vez no mundo no Nokia N9. A primeira pode “transformar som estéreo normal em surround” em qualquer fone de ouvido, enquanto a segunda complementa com áudio em alta definição com 5.1 canais em filmes. Ficamos no aguardo para ver como esta tecnologia realmente funciona.

Em suas entranhas, o Nokia N9 tem um processador OMAP3630 de 1 GHz com chip gráfico (GPU) PowerVR SGX530. Ele possui ainda conexão quad-band GSM e penta-band WCDMA, Bluetooth 2.1 e GPS. A câmera de 8 megapixels é capaz de gravar vídeos em HD (720p) na proporção 16:9. Já o NFC (sigla em inglês para “comunicação por campo de aproximação”) é a tecnologia que permite o compartilhamento de arquivos entre aparelhos apenas deixando-os próximos, além de proporcionar pagamentos sem a utilização de contato, como um cartão de crédito.



O display AMOLED de 3,9 polegadas e com resolução de 854 x 480 pixels é sensível ao toque é basicamente tudo que o usuário vai utilizar. O N9 não possui botões físicos a não ser o inevitável controle de volume e um dedicado à câmera. Toda a interface do MeeGo está disponível por meio do multitouch, incluindo suporte a zoom em formato de pinça e gestos para abrir eventos, aplicativos ou voltar à tela inicial.

  O sistema operacional já vem com a Ovi Loja para aplicativos e foi apresentado com suporte ao OpenGL ES 2.0, o que garantiu a presença de jogos populares como Angry Birds Magic, Galaxy on Fire 2 e Real Golf 2011. Há ainda suporte para notificações unificadas do Facebook, Twitter e feeds de RSS. Entre os apps destacados pela Nokia estão o Foursquare, Skype e Vimeo, mas a empresa espera que, com a divulgação do kit de desenvolvimento (SDK, na sigla em inglês), uma base maior seja instalada.

O Nokia N9 ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas ele será lançado no exterior com capacidade de armazenamento de 16 GB e 64 GB.

Confira mais no site da Nokia e no vídeo abaixo.



Via Techtudo

Postado pelo Léo Symbian às 01:15h do dia 22/06/2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Celulares Windows da Nokia chegam à Europa (somente) ainda este ano.


WP7 


Em fevereiro deste ano, o novo CEO da Nokia, Stephen Elop, anunciou que a fabricante finlandesa de celulares faria uma transição de seus sistemas operacionais móveis, e decidiu apostar na plataforma Windows Phone 7 da Microsoft. Isso fez com que as ações da Nokia caíssem consideravelmente.

Depois do anúncio de uma parceria com a Microsoft, a Nokia está na pressão para liberar o mais rápido possível seus aparelhos Windows Phone, devido os usuários estarem recusando os produtos da fabricante e migrando para os dispositivos que executam o Google Android.

A Nokia vem trabalhando para tentar entregar seus aparelhos Windows até o final deste ano, mas ainda não é uma garantia.

Entretanto, Victor Saeijs, vice-presidente sênior da Nokia Para a Europa, reforçou esta estratégia dizendo em uma entrevista recente que haverá celulares Windows nos Países Baixos, França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália no 4º trimestre de 2011.

Algumas fontes por dentro destas informações, disse com uma figura bastante anêmica que apenas 125 mil unidades serão disponibilizadas na Europa. Apesar de ser melhor do que 0, o número é ridiculamente baixo se a Nokia tem alguma esperança de aliviar a incerteza que os investidores têm atualmente com relação ao futuro da empresa.

Informação via Intomobile

Postado peplo Léo Symbian às 11:12h do dia 20/06/2011

domingo, 19 de junho de 2011

Symbian^Anna com data marcada para o lançamento.

S^Anna


Após alguns meses de angústia, finalmente o Symbian Anna tem uma data oficial de lançamento marcada para sua entrega nos modelos N8, C7, C6-01 e E7. Na verdade a data precisa ainda não está confirmada, mas o mês é em Julho (mês que vem). O que é mais um mês de espera para que já está há 3 meses sem nem ter notícia alguma?

Ontem (07/06), o Nokia Care Europa noticiou via email para um usuário revoltado, que o novo firmware vai chegar no final de julho, depois que os modelos X7 e E6 já estiverem disponíveis.
Foi informado também que todos os atuais modelos Symbian^3 receberão a atualização para o Symbian Belle, que terá sua liberação no final de 2011 ou no início de 2012.

Postado pelo Léo Symbian às 02:54h do dia 19/06/2011

Nokia garante receita de patentes em acordo com Apple.

 
Nokia x Apple
 
 
A Nokia Corp. e a Apple Inc. anunciaram ontem o fechamento de um acordo de licenciamento que encerra todos os processos de patentes entre as duas empresas, pondo fim a uma longa batalha judicial entre duas gigantes mundiais de telefonia celular.

A Apple, que fabrica o iPhone e o iPad, entre outros aparelhos portáteis, fará um pagamento não recorrente à Nokia e continuará pagando royalties no decorrer do acordo, informou a Nokia. Ela não quis revelar detalhes financeiros. A Nokia informou que o acordo provavelmente vai melhorar as previsões da fabricante finlandesa de celular para o segundo trimestre, recentemente rebaixadas.

"Estamos felizes de conseguir incluir a Apple no número crescente de licenciados da Nokia", disse o diretor-presidente da Nokia, Stephen Elop, num comunicado por escrito, acrescentando que o acordo "nos permitirá concentrar em novas oportunidades de licenciamento no mercado de telecomunicação móvel".

A Nokia e a Apple brigavam desde o fim de 2009, quando a Nokia começou a exigir royalties depois de alegar que o iPhone tinha violado dez patentes suas, a que se seguiram novas alegações da empresa finlandesa sobre o iPad. A empresa americana abriu seu próprio processo contra a Nokia e, em março, a Nokia prestou mais uma queixa na Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos, acusando a Apple de violar patentes "em praticamente todos os seus produtos". A queixa mais recente elevou para 46 o número de patentes que a Nokia alegou terem sido violadas pela Apple. Além de duas queixas à comissão, a Nokia também abriu processos sobre as mesmas patentes no Reino Unido, na Holanda e na Alemanha.

As patentes em questão abrangem uma variedade de tecnologias e recursos de celulares, como a navegação com toque e iluminação da tela, disse o porta-voz da Nokia, Mark Durant, acrescentando que a empresa gastou 43 bilhões de euros (US$ 62 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento nas últimas décadas para construir seu variado portfólio de patentes.

"Estamos felizes em deixar isso para trás e voltar a nos concentrar em nossos respectivos negócios", disse o porta-voz da Apple na Europa Alan Hely. "A Apple e a Nokia concordaram em retirar todos os atuais processos e fechar um acordo de licenciamento cobrindo algumas das patentes das empresas, mas não a maioria das inovações que tornam o iPhone tão único."

Os processos ressaltam a importância do lucrativo e dinâmico mercado de smartphones. Empresas como a Apple e a Nokia dependem cada vez mais de processos de violação de patente para conter o crescimento da concorrência e garantir sua fatia nas vendas mundiais crescentes dos aparelhos. A Apple, por exemplo, também está envolvida em batalhas judiciais com empresas como a HTC Corp., a Motorola Mobility Holdings Inc. e a Samsung Electronics Corp., entre outras, sobre produtos como smartphones e software. A previsão é que o mercado de smartphones cresça 49% em 2011, para pelo menos 450 milhões de unidades, uma expansão mais de quatro vezes mais veloz que o mercado geral de celular, segundo a firma de pesquisa de mercado IDC.

O analista Jari Honko, do Swedbank, disse que o vasto portfólio de patentes dá à Nokia uma ferramenta poderosa para buscar comissões de outros fabricantes de aparelhos, algo que Elop disse este ano que a empresa buscaria mais agressivamente. Ele calculou que o acordo com a Apple pode render à empresa cerca de 500 milhões de euros. "Os investidores devem esperar um impacto bem significativo", disse Honko. "Estamos falando de centenas de milhões."

O acordo sobre as patentes pode ter consequências importantes para o sistema operacional do Google Inc., o Android, e para os fabricantes que o usam, disse Florian Müller, um consultor de propriedade intelectual em Starnberg, Alemanha. O motivo é que as tecnologias do Android e da Apple são parecidas, o que sugere que o Android pode também conter algumas das mesmas tecnologias em questão. Na maioria das vezes é o fabricante do aparelho que é o réu nesses casos, acrescentou.

"É uma conclusão óbvia que a Nokia vai tentar obter royalties do Android. É o próximo passo mais óbvio para eles", disse Müller.

O atual acordo é uma notícia bem-vinda para a Nokia, depois que a empresa admitiu mês passado que luta para concorrer nos mercados mais importantes contra smartphones com o Android e que sua principal divisão, a de celular, pode não ter lucro no segundo trimestre. A Nokia anunciou em fevereiro uma parceria com a Microsoft Corp. para usar o software Windows Phone, e deve lançar no quarto trimestre seu primeiro smartphone nessa plataforma.

A ação da Nokia subiu 1,6% em Helsinque ontem.
 
Fonte WSJ 
 
Postado pelo Léo Symbian às 02:47h do dia 19/06/2011

Celular com Windows Phone chegará à Europa em 2011, diz vice-presidente da Nokia.


WP7

Imagem ilustrativa, a Nokia ainda não divulgou qual será o modelo do smartphone

O vice-presidente da Nokia, Victor Saeijs, disse que o primeiro modelo de smartphone da companhia a receber o Windows Phone 7, fruto de uma parceria da empresa finlandesa com a Microsoft, chegará à Europa até o final de 2011. Os países que devem receber a novidade são França, Holanda, Itália, Espanha e Reino Unido. A declaração aconteceu durante uma conferência para desenvolvedores do mercado Europeu. Estranhamente a Finlândia, terra natal da Nokia, não está nos planos para o lançamento oficial.

Segundo o site de notícias holandês “All About Phone”, Victor também declarou que carregava um protótipo de smartphone com Windows Phone em seu bolso, mas não o exibiu ao público por ser “um modelo ainda em desenvolvimento".

A declaração contrária um comunicado postado no site da Microsoft sobre a data de lançamento do primeiro smartphone com o sistema operacional. Diz o comunicado que, visando um suprimento seguro de aparelhos em 2012, o protótipo já estava em desenvolvimento.

Outros indícios também apontavam o ano de 2012 para o lançamento do celular da Nokia baseado em Windows Phone. O presidente do conselho da Nokia, Jorma Olilla, em fevereiro de 2011, afirmou que modelos chegariam ao mercado a partir de 2012. O executivo também indicou que a Nokia tem outros parceiros potenciais além da Microsoft e do Google.

Via Tecnologia UOL

Postado pelo Léo Symbian às 02:42h do dia 19/06/2011

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nokia e Apple chegam a acordo sobre patentes.

Acordo feito


SÃO PAULO - Após quase dois anos de batalha judicial, a Nokia e a Apple chegaram a um acordo sobre a briga de infração de patentes. A fabricante finlandesa de celulares alegava que os iPhones e iPads continham tecnologia própria, sem reconhecimento da Apple pelo uso.
O consenso alcançado entre as companhias é que a Apple terá de pagar uma quantia fixa, que não foi revelada, mas que deverá ser paga de uma só vez, mais royalties parcelados, de acordo com a Nokia. A disputa teve início em 2009, na Corte Distrital do Estado de Delaware (EUA).
Em comunicado, a fabricante Nokia informou que está muito satisfeita pela "Apple ter se juntado ao crescente número de licenciados Nokia", disse Stephen Elop, o presidente da empresa. "Este acordo demonstra a liderança da Nokia em seu portfólio de patentes e nos permite concentrar ainda mais em oportunidades de licenciamento no mercado das comunicações móveis," completou o executivo.

O porta-voz da Apple, Alan Hely, destacou, em nota, que "a Apple e a Nokia concordaram em retirar todos os processos e entrar em uma licença que cobre as patentes de uso comum, mas que não incluem a maioria das inovações que torna o iPhone único."
Com o acordo, a Nokia poderá reverter as previsões de não cumprimento de metas no resultado financeiro, feitas após a divulgação de seu último balanço. O mercado reagiu positivamente à notícia de hoje e as ações da empresa subiram 1,6% em Helsinki.
(Tatiana Schnoor | Valor, com agências internacionais)

Via Tecnologia UOL

Postado pelo Léo Symbian às 09:58h do dia 15/06/2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

[ MODIFICAÇÃO ] Analog Style Hi D2 New3 Beta1 para vHome 3.0 Skin by joebacsi72 (11/06/2011).


Skin para vHome 3.00


Basta instalar e terá um belo visual no seu aplicativo vHome para S60v5 e S^3. Siga as instruções de instalação em cada um dos arquivos zipados.



Postado pelo Léo Symbian às 21:41h do dia 13/06/2011

domingo, 12 de junho de 2011

Stephen Elop: “Nokia não está à venda”.


Nokia não está à venda


Por fim,  acabaram-se as ondas de rumores, a Nokia não está à venda. As declarações são do CEO da empresa, Stephen Elop. Ele assegurou que a empresa não está à venda, durante uma entrevista ao The Wall Street Journal. Bom, ao menos não está à venda por completo.

Os rumores da compra da Nokia nasceram logo depois dos convênios com a Microsoft para lançarem equipamentos com o sistema Windows Phone 7. Entretanto, não faz muito tempo surgiram rumores de que a Samsung também estaria buscando um forma de adquirir a finlandesa. Os boatos correm em cifras de até 25.000 milhões de dólares.

Os rumores seguem de qualquer jeito, apesar de o CEO da empresa haver declarado que não estão à venda. Mas é aí que voltamos ao ponto de que a Nokia não está à venda por completo (como foi com a HP e Palm). Fala-se de vender somente uma parte da empresa, e assim poder injetar mais recursos na produção de celulares suficientemente capazes de tirar a empresa do abismo em que mergulhou com a proliferação do iPhone e dos equipamentos Android.

De qualquer modo, aconteça o que acontecer, se espera que a Nokia se beneficie e volte a ser a potência que foi em algum momento e durante muito tempo. Óbvio que esse fato não vão admitir nunca, nem à sob ameaça de morte!

Postado pelo Léo Symbian às 18:32h do dia 12/06/2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Apple criou o Android", diz CEO da Nokia.


Apple = Android

Stephen Elop, presidente da Nokia, e Steve Ballmer, CEO da Microsoft, durante anúncio da parceria para a adoção do Windows Phone 7 nos aparelhos da empresa finlandesa

São Paulo – Em meio a um novo revés da Nokia (perda de seu vice-presidente de tecnologia, Richard Green), o CEO da empresa finlandesa, Stephen Elop, polemizou ao dizer que a plataforma Android deve seu sucesso à Apple.

"A Apple criou o Android, ou pelo menos criou as condições necessárias para o desenvolvimento da plataforma. As pessoas decidiram que não poderiam jogar no modo da Apple, então eles tiveram que fazer outra coisa. Foi quando o Google entrou lá e criou o Android ... e outros embarcaram no trem Android", declarou ele durante um keynote do Open Mobile Summit, hoje em Londres.

No evento, ao comparar as duas maiores empresas no segmento de smartphones, Elop ilustrou a Apple com uma caixa fechada e classificou o Google da seguinte forma: “a caixa do Google é aberta, mas ainda tem abas, e não sabemos o que essas abas vão fazer".

"Se você contar o número de linhas no código do Android você pode obter uma perspectiva diferente sobre o quão aberto ele realmente é. Tem mais códigos proprietários do que se poderia supor”, argumentou.

Sobre as dificuldades com a plataforma Symbian, Elop afirmou que após muitos anos de bons serviços prestados, a Nokia reconheceu que foi desafiada, daí a opção por buscar uma parceria com a Microsoft, acordo que tem defendeu fortemente na última semana durante outro evento, só que nos Estados Unidos.

“Estudamos a opção do Google [Android]. Pensamos em nos unir a um sistema forte e em crescimento, mas nos preocupava o fato de que não poderíamos nos diferenciar o suficiente. Além disso, era uma questão de atitude. Se adotássemos o Android, teríamos dado a impressão de que estávamos nos rendendo. Não nos rendemos. Estamos lutando com força", declarou Elop na conferência Uplinq, em San Diego, na Califórnia.

No encontro de hoje na Inglaterra, o presidente da Nokia aproveitou para esclarecer os boatos sobre uma possível venda da companhia à Microsoft, hoje parceira da empresa, ou mesmo para a Samsung. "Todos esses rumores são infundados. A Nokia não está à venda”, garantiu.

Via Info Abril

Postado pelo Léo Symbian às 00:57h do dia 10/06/2011

Nokia sofre novo revés com saída de presidente de tecnologia.


Afastamento presidencial da Nokia

 Ações da empresa estão perto da cotação mais baixa em 13 anos.
Companhia confirmou a licença de executivo por motivos pessoais.

A Nokia anunciou que seu vice-presidente de tecnologia entrou em licença por prazo indefinido, depois da publicação de uma reportagem sobre desentendimento em relação à estratégia da companhia. Além da saída do executivo, uma segunda agência de classificação de risco de crédito cortou a recomendação da empresa, o que representa novo revés para a fabricante de celulares.

As ações da Nokia estão perto da cotação mais baixa em 13 anos, depois que o jornal finlandês "Helsingin Sanomat" informou que o vice-presidente de tecnologia, Richard Green, havia discordado do presidente-executivo, Stephen Elop, quanto à estratégia para smartphones baseados na plataforma da Microsoft, e pode não voltar ao cargo.

A Nokia confirmou a licença de Green, que informou ser por motivos pessoais. Henry Tirri, o diretor do Nokia Research Center, se tornou vice-presidente interino de tecnologia.

Falando em uma conferência em Londres, Elop não mencionou o assunto, mas foi pressionado a negar que a empresa estivesse à venda, em meio a rumores cada vez mais ruidosos de que sua queda de valor de mercado poderá tornar a empresa alvo de uma aquisição. "Todos esses rumores são infundados", disse.

Executivos financeiros dizem que a Nokia não está atraindo interesse real de compra devido ao ceticismo quanto à sua recuperação. O valor de mercado do grupo caiu à metade, 17 bilhões de euros (US$ 25 bilhões) de fevereiro para cá.

A S e P rebaixou a classificação da Nokia a "BBB+/A-2", e colocou a companhia na lista CreditWatch, o que tem implicações negativas; trata-se da segunda agência de classificação de crédito a rebaixar a nota da companhia desde que a Nokia divulgou um alerta de lucro na semana passada.

Na terça-feira (7), a agência de classificação de crédito Fitch também rebaixou os títulos da Nokia à categoria "BBB-", apenas um degrau acima da classificação de "junk bonds". Também mencionou perspectivas negativas, afirmando que os consumidores parecem estar desertando da marca.

Via G1

Postado pelo Léo Symbian às 00:54h do dia 10/06/2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

[ AVISO ] Links para download sem imagem (imagem do download não aparece).

Problemas com as imagens do Blog.

Todos devem ter percebido que algumas imagens do Blog sumiram, principalmente a imagem do link para baixar o seu aplicativo (postagens antigas), tema ou game. Essas imagens são alocadas em um servidor externo e derrepente a minha conta expirou e sumiu tudo, não só a minha conta, mas também das contas de terceiros, essa imagem do link para download foi juntamente com a minha conta expirada, sendo que o link ainda continua existente para baixar o arquivo. Para baixar é só passar o mouse onde havia a imagem e verás o link aparecendo, detalhes na imagem abaixo:


Essas imagens que sumiram estão somente nas postagens do Blog do ano de 2010, este aviso é uma grande dica para quem é usuário novo do Blog.

Obrigado,

Léo Symbian

Postado pelo Léo Symbian às 23:56h do dia 09/06/2011

[ AVISO ] Links do Blog com direcionamento errado.

Link com erro?



Quero deixar aqui os meus contatos para quem tiver problemas com os links de download do Blog Symbian Brazil, me avisem sobre qualquer erro que irei solucionar rapidamente.

Mande as mensagens para:

blogsymbianbrazil@gmail.com (e-mail)

@LeoSymbian (Twitter)


São mais de 4.500 links no Blog direcionados para download, não sou o responsável pelos links direcionados para downloads de terceiros.


Abraços do Léo Symbian.

A força de todos vocês é a minha força para se dedicar no Blog!

Postado pelo Léo Symbian às 23:44h do dia 09/06/2011

quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Fitch reduz rating da Nokia para um degrau acima de "junk".

 
Classificação de risco
 
 
TALLINN (Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch cortou sua avaliação para os bônus emitidos pela Nokia para um degrau acima de "junk", como são chamadas as notas sem grau de investimento, diante de perspectivas negativas para a empresa à medida que a fabricante de celulares perde market share.

A Nokia alertou na semana passada de que as vendas de celulares no segundo trimestre ficarão substancialmente abaixo de sua previsão original. A companhia também abandonou a estimativa de resultados para este ano, culpando as condições difíceis na China e na Europa.

Nesta terça-feira, a Fitch cortou o rating de longo prazo da Nokia para "BBB-", ante "BBB+".

Os clientes da Nokia estão fugindo mais rápido do que o esperado, enquanto a companhia finlandesa se encontra no meio da mudança de seu software para smartphones, do atual sistema Symbian para o Windows Phone, da Microsoft.

"O ritmo de deterioração avançou desde que a Nokia decidiu mudar para um sistema operacional alternativo, e parece que consumidores estão se desfazendo desses aparelhos por versões mais baratas ou de alto nível do Android (do Google), ou de smartphones da Apple", disse o analista Stuart Reid, da Fitch, em comunicado.

As ações da Nokia caíram 1,54 por cento, para 4,48 euros.

Via UOL Tecnologia por Tarmo Virki

Postado pelo Léo Symbian às 00:58h do dia 08/06/2011

domingo, 5 de junho de 2011

Tecnologia pessoal Windows Phone passará Android, diz estudo.

 
WP7
 
 
SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Pyramid Research afirma que o Windows Phone 7 ganhará a liderança do mercado de sistemas móveis em 2013.

Desta forma, o sistema operacional da Microsoft poderá ultrapassar o Android, do Google.

A projeção da Pyramid considera que em 2012 haverá um grande aumento nas vendas de aparelhos com Windows Phone 7, quando serão lançados os primeiros modelos da Nokia com o sistema.

Um dos motivos citados é a escolha da fabricante Nokia em adotar o sistema da Microsoft para seus futuros aparelhos e a queda de preço desses dispositivos, que também deverão integrar a linha de produtos da Samsung, LG e Sony Ericsson.

A pesquisa aponta que o Android continuará a crescer, porém de forma mais lenta. Já os sistemas iOS, da Apple, e BlackBerry OS, da RIM, devem cair por integrarem a linha de somente uma fabricante.
 
Via Info Abril 
 
Postado pelo Léo Symbian às 15:02h do dia 05/06/2011

Mercado Nokia abdicou do Android para não se render.


Nokia nunca será Android

Stephen Elop, CEO da Nokia e Steve Ballmer, presidente-executivo da Microsoft, durante anúncio de parceria entre as empresas

São Paulo – Durante uma conferência nos Estados Unidos, o CEO da Nokia, Stephen Elop, defendeu a opção pelo acordo com a Microsoft para a adoção do Windows Phone 7 em seus smartphones em detrimento do Android, do Google.

O executivo admitiu que chegou a cogitar escolher o popular sistema operacional do Google para ser usado nos dispositivos da companhia finlandesa, mas mudou de ideia para não parecer que se rendeu à concorrência mais forte.

"Estudamos a opção do Google [Android]. Pensamos em nos unir a um sistema forte e em crescimento, mas nos preocupava o fato de que não poderíamos nos diferenciar o suficiente. Além disso, era uma questão de atitude. Se adotássemos o Android, teríamos dado a impressão de que estávamos nos rendendo. Não nos rendemos. Estamos lutando com força", disse no último dia do evento Uplinq, realizado em San Diego, na Califórnia.

Via Info Abril

Postado pelo Léo Symbian às 14:58h do dia 05/06/2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Windows Phone será vendido pela Nokia ainda neste ano.


WP7 ainda este ano


Fabricante finlandesa confirmou que não vai vender tantos aparelhos como era originalmente esperado para este ano

A Nokia afirmou na terça-feira (31/05) que “aumentou a confiança” para iniciar a entrega de smartphones com base no sistema operacional Windows Phone no quarto trimestre deste ano. Ao mesmo tempo, a fabricante finlandesa confirmou que não vai vender tantos aparelhos, como era originalmente esperado para este ano, devido à transição para a plataforma móvel da Microsoft.

A empresa disse que a receita de vendas de dispositivos e serviços estará “substancialmente abaixo” de sua estimativa prévia, que era entre US$ 8,8 bilhões e US$ 9,5 bilhões, e que também não se sente confiante para fornecer previsões financeiras para o resto do ano.

“A Nokia tomou medidas imediatas para solucionar os problemas que impactam seus negócios de dispositivos e serviços”, afirmou. A companhia pretende reduzir os preços em seu portfólio de smartphones com base no Symbian, já que os consumidores e as empresas não irão investir em produtos com a plataforma, quando ela já se comprometeu publicamente com o Windows Phone.

O CEO da empresa, Stephen Elop, afirmou que espera acelerar a mudança para a plataforma da Microsoft. Segundo Elop, as “transições estratégicas são difíceis. Reconhecemos a necessidade de apresentar ótimos produtos móveis, e, para isso, precisamos acelerar o ritmo de nossa transição. Nossas equipes estão em sincronia, e aumentamos nossa confiança para lançarmos nosso primeiro produto da parceria no quarto trimestre”.

A Microsoft revelou na semana passada os detalhes de sua atualização “Mango” para o Windows Phone 7 e confirmou que os primeiros aparelhos da companhia com base na plataforma irão executar a atualização.

A aposta da empresa é que o Mango torne o Windows Phone um forte concorrente para os dispositivos da Apple e do Google. A empresa espera relatar os resultados do segundo trimestre dia 21 de julho. 

Via itWeb

Postado pelo Léo Symbian às 22:10h do dia 02/06/2011

Ações da RIM despencam novamente após aviso da Nokia.


Ações ainda despencam


TORONTO (Reuters) - As ações da Research In Motion estão tendo seu segundo dia seguido de queda nesta quarta-feira por conta de temores de que um alerta da finlandesa Nokia sobre uma possível queda no lucro da empresa possa antecipar mais dificuldades para a fabricante do Blackberry.

Assim como a Nokia, a RIM está perdendo mercado enquanto consumidores fazem filas para comprar o iPhone, da Apple e aparelhos baseados no sistema Android, do Google

"A Nokia citou pressões provocadas pelo Android na Europa sobre produtos de todas as faixas de preços. Isso está impactando a RIM também", disse o analista Matthew Thornton, da Avian Securities.

As ações da RIM, que caíram 4,4 por cento na terça-feira, recuavam uma porcentagem similar para uma nova mínima em cinco anos na Bolsa de Toronto nesta quarta-feira, depois de o analista Peter Misek, da Jefferies, escrever que o aviso dado pela Nokia era um sinal negativo para a RIM.

A RIM fez seu próprio alerta no fim de abril, exacerbando temores iniciados um mês antes com a divulgação de previsões fracas.

Os papéis da empresa perderam 16 por cento de seu valor em 29 de abril, um dia depois de a empresa avisar que não venderia tantos aparelhos nos Estados Unidos e na América Latina quanto esperava.

Via Tecnologia UOL

Postado pelo Léo Symbian às 22:05h do dia 02/06/2011

Brasil terá primeiro campeonato de Angry Birds.


Campeonato de Angry Birds

Vencedores levam smartphones Nokia N8, Xbox 360 e poltrona gamer.
Inscrições são gratuitas e vão de 8 a 26 de junho nas lojas da Nokia.

A Nokia anunciou nesta quinta-feira (2) a criação de um campeonato brasileiro de Angry Birds, um dos jogos para smartphones mais populares do momento. O torneio, inspirado em uma disputa similar que aconteceu na Finlândia, é válido para fãs de qualquer idade, que poderão mostrar seus talentos no arremesso dos famosos pássaros raivosos nos porquinhos.

Porém, desta vez, mais do que recuperar os ovos, os finalistas poderão ganhar prêmios. As inscrições são gratuitas e vão de 8 a 26 de junho nas Nokia Stores do Shopping Eldorado (SP), Barra Shopping (RJ), Norte Shopping (RJ) e Shopping Recife ou então pelo site angrybirds.nokia.com.br.

Eleito o melhor jogo para celular de 2010 durante o Webby Awards e um dos maiores sucessos da Ovi Loja, o Angry Birds será jogado durante a competição em um Nokia N8, conectado por cabo HDMI em uma televisão de LCD.

Campeonato
Com número indeterminado de participantes, a primeira etapa do campeonato acontece de 13 a 26 de junho, com etapas eliminatórias nas Nokia Stores. As estações de jogos nas lojas estarão disponíveis sete dias por semana (domingo a sexta, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 14h).

A soma da pontuação será lançada no site do torneio e os 16 competidores com o maior número de pontos serão classificados para a grande final, que acontece na nova loja Nokia a ser inaugurada, em Belo Horizonte.

Final e prêmios

Os selecionados para a grande final se enfrentarão em pares, ao longo de três etapas. As duplas serão determinadas por sorteio (1ª etapa: 16 competidores, sendo que 8 se classificam; 2ª etapa: 8 competidores, sendo que 4 se classificam, e assim por diante).

O campeão leva um Nokia N8, um XBOX 360 e uma poltrona X Rocker II preta, feita especialmente para gamers. Os demais finalistas também serão premiados com um Nokia N8 e um XBOX 360 (2º ao 4º colocados) e um Nokia N8 (5º ao 8º colocados). Todos os finalistas também levam uma pelúcia de um dos Angry Birds.

Via G1

Postado pelo Léo Symbian às 22:01h do dia 02/06/2011

 
© Powered By Léo Symbian - Blog SymbianBrazil